Neoregelia “Fireball”
bromélia-bola-de-fogo

Foto de Joe Mabel, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
As Neoregelias formam o maior gênero da família das bromélias, que conta com mais de três mil espécies, crescendo em forma de roseta, com um tanque central onde conserva a água de chuva e o orvalho. Esta, não é parasita e sim epífita, estolonífera e autotrófica, isto é produzindo seu próprio alimento. Além de chamativa, quando agarrada em troncos e ramos de árvores, atrai pássaros e borboletas, servindo de habitat aos sapos e lagartixas, também desenvolve em locais rochosos, sempre se multiplicando e criando assim um grande conglomerado de rosetas.

Foto de Yercaud-elango, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
No paisagismo é notável e merece destaque, adaptando-se nos mais variados locais, onde não precisa de manutenções nem de adubações, tampouco e suscetível às pragas ou doenças.
É sempre importante destacar que nenhuma bromélia atrai o mosquito Aedes aegypti, isto já foi analisado pela Fundação Oswaldo Cruz. Para maiores informações sobre isto clique em: http://www.jardimcor.com/paisagismo/bromelias/.

Foto de Photo by and (c)2006 Derek Ramsey (Ram-Man). Location credit to the Chanticleer Garden., CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: bromélia fireball, (em inglês); bromélia bola de fuego, (em espanhol).
- Família: Bromeliaceae.
- Características: herbácea perene de folhagem ornamental.
- Porte: 15 cm de altura.
- Fenologia: primavera e verão.
- Cor da flor: azul.
- Cor da folhagem: vermelha-vinho.
- Origem: Brasil, Colômbia, Venezuela.
- Clima: tropical / subtropical.
- Luminosidade: sol matutino/meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.