Nicotiana alata
tabaco-jasmim, tabaco-ornamental

Foto de Yercaud-elango, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Um lindo arbusto com flores em forma de trompete, que parecem pequenas estrelas, exalando uma fragrância gostosa à noite. A florada é similar às petúnias e atrai beija-flores e borboletas e é muito indicada para ser cultivada formando grupos e também em vasos, sempre em áreas levemente sombreadas e em solos relativamente úmidos, já que não suporta a seca.

Foto de Swaminathan from Gurgaon, India, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
O nome científico foi dado em homenagem ao diplomata e intelectual francês Jean Nicot, (1530 — 1604), que abriu as portas da Europa ao tabaco.
É multiplicada pelas sementes e também por estacas e divisão das touceiras. Habitualmente encontramos mudas pequenas em torno da planta mãe, como resultado da queda natural das sementes no solo.
- Sinônimos estrangeiros: jasmine tobacco, sweet tobacco, winged tobacco, tanbaku, persian tobacco, (em inglês); jasmin tabaco, (em espanhol); tabac ailé, (em francês); flügel tabak, zier-tabak, (em alemão).
- Família: Solanaceae.
- Características: herbácea perene.
- Porte: 30 a 60 centímetros de altura.
- Fenologia: primavera, verão, outono.
- Cor da flor: brancas, mas também há nas cores verde-limão, vermelho, rosa, salmão e roxo.
- Cor da folhagem: verde claro.
- Origem: norte da Argentina, sudeste e sul do Brasil.
- Clima: subtropical.
- Luminosidade: Sol filtrado.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.