Odontonema strictum
Odontonema
Um arbusto mais favorecido pelo clima quente e o sol da manhã, que é mais débil que o da tarde, igualmente requer uma boa umidade ambiente. Nessa situação pode alcançar dois metros de altura, mas normalmente é visto com um porte de 1,70 metros. É notável como suas flores, que surgem na ponta dos ramos e são ricas em néctar, atraem abelhas, beija-flores e borboletas.
No paisagismo deve ser disposta em grupos, nunca de forma solitária, deste modo seu aspecto ficará mais destacado, especialmente quando combinado com arvoretas e forrações. Depois da florada é interessante fazer uma poda, cortando os ramos a 50 centímetros do solo; isto irá robustecer a planta, surgindo novos ramos, que deixarão o arbusto mais denso e bonito.
É reproduzida facilmente por estacas, cortadas no final do inverno.
- Sinônimos estrangeiros: Firespike, cardeal’s guard, cardinal flower, scarlet flame, (em inglês); cardinal blume, (em alemão); coral de jardin, flor de chupa miel, flor de chuparrosa, lava botellas, clavo de fuego, (em espanhol).
- Família: Acanthaceae.
- Características: Arbusto perene.
- Porte: 1,00 a 2,00 m.
- Fenologia: Primavera/verão, em regiões de clima quente o ano todo.
- Cor da flor: Vermelha.
- Cor da folhagem: Verde brilhantes.
- Origem: Sul do México, América Central, Caribe e norte de América do Sul.
- Clima: Tropical, subtropical.
- Luminosidade: Sol pleno, meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.