Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Paeonia suffruticosa

peônia, peônia-arbórea

Foto de Arashiyama, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Suas flores são grandes, com diâmetro que pode chegar até 20 centímetros. Elas são conhecidas por suas cores vibrantes e uma fragrância agradável. A planta possui raízes grossas e carnudas. É amplamente utilizada em jardins devido a sua florada espetacular, sendo uma ótima opção para ser plantada em canteiros e cercas vivas, pois é uma planta que cresce densa e compacta e também pode ser plantada em vasos, o que a torna uma ótima opção para quem mora em apartamentos ou casas com pouco espaço. No entanto, seu cultivo no Brasil apresenta alguns desafios, pois ela prefere climas temperados e solos bem drenados e férteis. É essencial fornecer condições adequadas de cultivo, como proteção contra o calor excessivo e solos preparados para garantir um bom desenvolvimento da planta.

Foto de 阿橋 HQ, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Seu nome deriva de Paeon ou Péon, médico dos deuses e renomado descobridor das propriedades medicinais das plantas deste gênero e o epíteto específico significa um tanto arbustivo.

Na China, as peônias são chamadas de flores das riquezas e da honra e são consideradas divinas. Conta a lenda que essas flores eram cultivadas exclusivamente nos jardins imperiais e eram apreciadas pela realeza devido à sua beleza e fragrância. Durante a Dinastia Tang, a imperatriz Wu Zetian, que governava na época, decretou que todas as flores desabrochassem no inverno para alegrar seu palácio. Todas as flores obedeceram, exceto a peônia, que recusou desabrochar fora de sua estação natural. A imperatriz, furiosa, baniu a flor para a cidade de Luoyang. No entanto, a peônia floresceu lá ainda mais esplendorosa, ganhando a admiração de todos e consolidando seu status como uma flor nobre e resistente. A peônia é um tema popular na arte chinesa, frequentemente aparecendo em pinturas e poesias. Poetas e pintores celebram sua beleza e seu simbolismo, imortalizando a flor em obras de arte que atravessam gerações.

Foto de User:Charvex, Public domain, via Wikimedia Commons

A propagação da Paeonia suffruticosa pode ser feita através de sementes, divisão de raízes ou enxertia. No entanto, a propagação por sementes pode ser um processo demorado e as mudas podem levar vários anos para florescer.

  • Sinônimos estrangeiros: shrub peony, chinese peony, tree peony, (em inglês); pivoine arbustive, pivoine de Chine, pivoine en arbre, (em francês); peonía arbustiva, peonía china, peonía árbol, (em espanhol); strauchpfingstrose, chinesische pfingstrose, baumpäonie, (em alemão); mǔdān, sháo yào, mù dān, (em chinês); peonia arbustiva, peonia cinese, (em italiano); botan, kibotan, shakuyaku, (em japonês).
  • Família: Paeoniaceae.
  • Características: arbusto lenhoso caduco.
  • Porte: 1,00 a 2,00 metros de altura, com 1 a 1,50 metros de diâmetro.
  • Fenologia: primavera, inicio do verão.
  • Cor da flor: branca, rosada, roxa, amarela, vermelha.
  • Cor da folhagem: verde claro.
  • Origem: China, Tibete, Butão.
  • Clima: temperado/subtropical ( suporta geadas leves).
  • Luminosidade: sol pleno, precisa de pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia para florescer.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Bom-dia!
    Adoro peônias. Onde poderei encontrar mudas para comprar?
    Obrigada!

Secured By miniOrange