Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Por que as Palmeiras não tombam?

Bem, às vezes até tombam, mas é um fato raro ver uma palmeira ou coqueiro derrubado pelo vento.

Segundo informe elaborado pelo Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (Cicytex), da Espanha, as tamareiras (Phoenix dactylifera) são capazes de suportar ventos de 135 km por hora, velocidade média de um furacão de categoria 1 conforme escala Saffir-Simpson. Para efeitos de comparação, uma tempestade intensa arranca árvores quando as velocidades oscilam entre 78 e 90 km por hora. Isto se deve a elasticidade que a Família Arecaceae possui, além da coroa foliar que, mesmo densa, é composta por folhas pinadas (com formato de penas) permitindo a passagem dos ventos sem oferecer resistência, como é o caso da maioria das árvores que, com as copas encharcadas pelas chuvas, acabam por sentir um sobrepeso maior. Essa espécie, do gênero Phoenix, alcança 80 metros de altura e pode viver no ambiente urbano mais de 200 anos.

palmeira-princesa (Dictyosperma album)

palmeira-princesa (Dictyosperma album)

Uma outra, a palmeira-princesa (Dictyosperma album), é ainda mais destemida, aturando os ciclones tropicais que varrem o Caribe e as Ilhas Maurício, onde a temperatura atinge 50°C no verão, com uma velocidade que chega aos 250 km por hora. Esta palmeira se adaptou de tal maneira que deixa cair suas folhas quando experimenta ventos muito fortes e no instante em que a tempestade se intensifica, encontra um tronco solitário que balança sem ser derrubado nem ferido. Passado esse furacão ela solta novas folhas, que a coroam alegremente.

Coisas da natureza…

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

280 Comments

  1. Prezado Raul, é um prazer conversar com você.
    Possuo um coqueiro em minha residência, de aproximadamente 10anos, planta sadia, produz muito. Ele cresceu um pouco torto.Mas a poucos dias percebi algo diferente nas raízes. Segue as fotos.
    É normal?

    • Caro Júlio,

      Já respondi sua pergunta, o retorno a sua questão está aqui embaixo.

      Abraços

  2. Prezado Raul, é um prazer conversar com você.
    Possuo um coqueiro em minha residência, de aproximadamente 10anos, planta sadia, produz muito. Ele cresceu um pouco torto.Mas a poucos dias percebi algo diferente nas raízes. Segue as fotos.
    É normal?

    • Prezado Raul, é um prazer conversar com você.
      Possuo um coqueiro em minha residência, de aproximadamente 10anos, planta sadia, produz muito. Ele cresceu um pouco torto.Mas a poucos dias percebi algo diferente nas raízes. Segue as fotos.
      É normal?

      • Boa tarde Raul ,tenho um.coqueiro em casa ,pois não dá frutas ,está um pouco torto ,estou preocupada com medo que ele desabe ,pode me ajudar com informações?

        • Boa tarde Simone,

          Acho muito mas muito difícil que seu coqueiro caia.

          Para estimular a frutificação dele use o fertilizante Forth Coqueiros juntamente com farinha de ossos. Isto irá promover uma boa frutificação.

          Abraços

    • Bom dia Júlio,

      O fato dela crescer inclinada não é motivo de preocupação, isto é algo frequente nos coqueiros.

      Não recebemos a foto, para ver as raízes. Por favor tente novamente.

      Abraços

      • Prezado Raul, segue a foto.

  3. Boa noite gostaria de saber se posso construir minha casa aí lado das palmeiras, sem que tenha risco de quedas em cima da minha casa ,estou com medo e também não sei que tipo de palmeira é essa dizem que é nativa da região.. obrigada dês de já .

    • Bom dia Lilian,

      Essas palmeiras parecem ser alguma espécie de açaí. De qualquer modo, pode construir perto delas já que no há perigo de queda.

      Abraços

  4. Ah e meu pai quer saber com quanto tempo ela começará a dar sementes?

  5. Boa noite minha mãe tem uma palmeira imperial a mais de 8 anos, com altura estimada de quase 10 metros ,com a rajada dos ventos algumas folhas estão se soltando e inclusive caindo, e uma delas caiu em cima do muro de cerca elétrica do vizinho, que já não tem muito apresso pela palmeira , devemos nos preocupar com queda da palmeira ou algo desse tipo. Poderia por favor nos orientar. Obgda

    • Boa noite Joyce,

      Seguramente são as folhas mais velhas as que caem. Não há por que se preocupar com a queda dessa palmeira, ela é muito resistente.

      Se está com mais de 8 anos deve frutificar a qualquer momento.

      Abraços

  6. Bom dia professor. Tenho um pé de acai na frente da minha casa. Pelo lado de dentro. Está com uns 6 metros. Está começando a entortar. Tem perigo de cair se crescer mais? Porque vai danificar a casa se cair. Não queria tirar porque está muito bonito o pé.

    • Boa tarde Claucidir,

      Seu açaí é bem entouceirado? Acho que não há perigo, mas fique observando essa tendência de entortar durante algum tempo para saber se há perigo de queda.

      Abraços

      • Boa tarde professor. Entendi. Com quantos metros ele pode crescer?

        • Segue foto.

        • Bom dia Claucidir,

          Mais ou menos 15 metros excepcionalmente 25 metros nos locais de origem.

          Abraços

  7. Boa noite ! Estou construindo um pergolado no jardim e não quero retirar um coqueiro .
    Qual a distância mínima devo deixar do tronco , para ele não bater no vidro do pergolado quando ventar
    Obrigado !

    • Bom dia João Gaspar,

      A distancia mínima é de 1,50 metros.

      Abraços

  8. Ola tenho 4 coqueiro ou geriva,está levantando o muro com alicerce e travando o portão social.
    Esta a 1.20 do muro e 1.30 um do outro.
    Como resolver o problema.
    Obrigado

    • Olá José,

      Uma solução seria o transplante desses quatro jerivás. Realmente 1,20 metros é pouca distancia do muro e do portão, embora as raízes desses jerivás sejam limitadas.

      Outra maneira seria cavar 60 centímetros entre os jerivás e o muro e portão, para fazer uma barreira de concreto que limite a expansão dessas raízes.

      Abraços

  9. O que fazer com coqueiro produzindo e vento balança muito..será que cai

    • Leni,

      É natural que a copa balance, mas isto não indica perigo de queda.

      Abraços

  10. Rom dia, Raul!

    Comprei mudas de palmeira imperial, jeriva (40cm), e sementes de phenix e palmeira azul, primeiramente, estou pensando em deixa-las em vasos de 25×25 até que atinjam um metro, após gostaria de planta-las em um solo onde tem muitas pedras, pois foi aterrado. Terias alguma dica sobre o plantio das sementes e desenvolvimento das mudas nos vasos e posterior ao solo citado?
    obs: moro em cidade serrana, Caxias do Sul R/S (umas 3 geadas ano).

    desde já agradeço

    Marcelo

    • Bom dia Marcelo,

      As sementes tem uma polpa que deve ser retirada, posteriormente são postas na sombra para seca-las e depois são plantadas em um solo composto por uma parte de esterco curtido de curral, uma parte de terra e uma parte de areia lavada.

      Quando transplantadas para o local definitivo, deve se fazer berços de 60 x 60 x 60 centímetros, usando uma mistura de 50% de terra do local e 50% de Forth Condicionador Solos, podendo adicionar, ainda, 10 gramas por litro de água do fertilizante Forth Palmeiras.

      Abraços

      • grato, Raul…

        • Você merece, Marcelo!

          Abraços

  11. Boa noite.
    Trabalho junto à Secretaria de Meio Ambiente do município onde resido.
    Tenho duas questões que ficaria muitíssimo grato se pudesses me responder via e-mail.
    1 O Sistema radicular de Ficus benjamina quando plantada próxima a uma Roystonea oleracea pode vir a interferir na estabilidade da Arecaceae em questão? Ao ponto de levá-la à queda por falta de sustentação?
    2 Existe uma Roystonea oleracea na cidade com uma lesão externa em sua estipe, entretanto, as fibras internas do sistema xilofloemático me parecem normais. Um morador, a despeito de minha avaliação, insiste que deve ser retirada pois, pode quebrar naquele ponto.
    Ficaria muito grato se pudesses me responder.

    • Bom dia Jorge,

      Acredito que sim, O sistema radicular do Ficus benjamina é extremamente expansivo e compacto, podendo afetar qualquer estrutura, mesmo as raízes da Roystonea.

      Enquanto a lesão desta Roystonea, não vejo motivos de preocupação, essa ferida pode ser tratada fazendo-se inicialmente uma raspagem para remover o tecido apodrecido até encontrar o tecido sadio; a seguir é necessário fazer um tratamento profilático com pasta bordalesa e, por último, para selar as bordas da casca, aplique mastique.

      Abraços

  12. Palmeiras entortando , coqueiros com besouros ecoquinhos caindo , folhas de lichia embolando, cucas revoluta amarelando depois de pouco tempo , cítricos escurecendo etc. o que faço? Por favor. Obrigada

    • Cecília,

      Não sei a que atribuir o entortamento de suas palmeiras. Mesmo porque não sei que tipo de palmeira é e se está bem posicionada onde cresce.

      Pulverizações com extrato pirolenhoso afastam os besouros e as
      armadilhas adesivas X-315, da 3M ou as armadilhas
      adesivas da Promip, na cor amarela, também auxiliam.

      As folhas emaranhadas da lichia podem ser um sintoma de ácaros, pulverize com Forth Acaricida.

      A Cycas podem ser adubadas com esterco curtido de boi.

      Os cítricos escurecendo é um indício um pouo vago para lhe dar uma solução.

      Abraços

  13. Olá professor!
    Há +/- 15 anos, meu pai plantou uma
    Palmeira Imperial na calçada de nossa casa. Presente para minha mãe.
    Mas, por falta de conhecimento, ele plantou com pouca abertura ( acho que o nome é “gola”). Hoje a Palmeira está linda, enorme, porém tombada. Ela corre risco de cair?
    Fui a prefeitura de minha cidade, abri um processo para análise. Resultado, eles mandaram somente abrir a “gola” , eles garantiram que ela não cairá.
    Mas, meus vizinhos estão querendo que eu a corte. Estou enviando fotos dela. Como eu devo proceder, corto ou não.
    Eu não gostaria de corta-la.
    Aguardo parecer. Obrigada!

    • Olá Sandra,

      A palmeira está em ótimas condições, por quê corta-la? Inclusive ainda poderá crescer um pouco mais por cima da fiação.

      Não a corte!

      Abraços

  14. Olá, Raul! Palmeiras imperiais são bom apoio para orquídeas epífitas?
    Obrigada por sua atenção!

    • Olá Helena,

      Não, o tronco da palmeira imperial é muito liso para as orquídeas desenvolverem.

      Abraços

  15. Bom dia!!!
    Eu tenho uma palmeira leque da china, mas ela está estourando o piso do quintal, e temos um poço artesiano bem próximo. Qual a chance dela chegar até o poço? ela está a uns 3m do poço.

    • Bom dia Raquel,

      A palmeira-leque-da-china (Livistona chinensis) tem raízes curtas, portanto uma distancia de 3 metros é muito grande para que elas alcancem o poço.

      Faça uma adubação em profundidade para que o sistema radicular dela se aprofunde. O esterco de frango e a farinha de ossos são indicados para essa função.

      Abraços

  16. Tenho uma palmeira imperial na minha propriedade que apresenta um enorme buraco em seu tronco, conforme visto em foto anexa e que havia sido preenchido anteriormente com concreto e saiu recentemente.
    Como devo proceder para evitar sua queda? Há risco dela cair?
    Obrigado.

    • Antônio,

      Esse tronco com cavidade pode ser tratado fazendo-se inicialmente uma raspagem para remover o tecido apodrecido até encontrar o tecido sadio; a seguir é necessário fazer um tratamento profilático com pasta bordalesa, depois introduzir cavilhas de metal entrelaçadas que irão formar o núcleo de sustentação. Limpo e desinfetado, o buraco deve ser preenchido com cimento e, por último, para selar as bordas da casca, aplique mastique, cuja receita é a seguinte:

      200 g de cera de abelha
      60 g de breu
      30 g de sebo de vaca
      Derreta os ingredientes em fogo brando, misturando com uma espátula de madeira.

      Não vejo motivo de preocupação, a palmeira não tem perigo de cair.

      Abraços

      • Obrigado pela resposta.

        • Você merece, Antônio!

          Abraços

        • Tenho um coqueiro com uns 30 metro de altura ele está invergado prum lado é perigo cai ou coqueiros são resistente?

          • Jaqueline,

            Não vejo motivo para se preocupar, os coqueiros raramente tombam e isto só acontece quando atingidos por ciclones.

            Abraços

  17. Olá! Moro num edifício em Brasília que tem palmeiras imperiais no jardim. Um vizinho insiste que elas devem ser sacrificadas pois colocariam a estrutura do prédio em risco, caso tombem, devido à profundidade das raízes. Isso procede?

    • Olá Helena,

      De forma alguma! Mas se elas estão plantadas em cima de laje, deve se contemplar se isto foi calculado, por causa do peso delas. Outro fator é a profundidade do solo, este deve ter um mínimo de 80 centímetros para que as palmeiras possam desenvolver. Entretanto se estiverem plantadas diretamente na terra não há nenhum problema de tombamento.

      Abraços

  18. Também quero parabenizá-lo pela gentileza de responder as nossas perguntas com respostas tão valiosas. Gratidão Raul.

  19. Olá Raul. Comprei 4 mudas de palmeira imperial e quero plantar nas pontas da minha casa ( similar a posição dos minaretes do Tajmahal). Entretanto tinha receio de tombarem no futuro. Pelo que vi essa é uma pergunta constante aqui no seu blog. Vi todas as suas respostas e fiquei mais tranquila. Qual a distância que vc me aconselharia plantá-las?

    • Olá Maria,

      Muito obrigado pelo carinho e pelos elogios!

      A distancia ideal é a de 4 metros, para que elas tenham, entre elas, suas pontas das folhas em contato.

      Abraços

  20. Estimado Raul moro em Brasilia Águas Claras no meu condomínio tenho 05 palmeiras imperiais com 15 anos de plantadas, estão com aproximadamente 12 metros de altura algumas estão bastante finas na base tem perigo de cair com os ventos? o senhor conhece alguém que poderia fazer uma vistoria para saber se há riscos de caírem.

    Atenciosamente,

    Jose Vilmar

    • Bom dia José,

      Acho que isto não é um motivo de preocupação. Mas, em todo caso, pode consultar a professora Simone Ribeiro, da Escola de Paisagismo de Brasília, telefone: 61 3541 2156.

      Abraços

  21. Plantei um pé de coco no quintal da minha casa próximo ao muro e lajotei o quintal. Ele está mto alto com uns 10m está quebrando toda a lajota e ficando c as raízes expostas. Tem perigo de tombar? Posso fazer algum proteção ao redor dele?

    • Léa,

      É normal que as raízes do coqueiro (Cocos nucifera), aflorem no solo, isto não está associado a qualquer perigo de queda. Não precisa fazer nenhuma proteção.

      Abraços

  22. Bom dia, acabei de cortar 3 pés de coqueiro no meu quintal,e deixei os troncos em pé. Gostaria de saber se posso usá-los como coluna para uma cobertura? Pois tenho medo que apodreçam e perca todo meu trabalho,e alguém se ferir ao vim tombar

    • Bom dia José Fernando,

      Seguramente irão apodrecer com o tempo, talvez possa aproveitar apenas os troncos, retirando-os da terra e eliminando as raízes. Desse modo poderão servir de suporte para essa cobertura. É necessário que faça um tratamento neles para que não se deteriorem.

      Abraços

  23. BOA TARDE,
    TENHO ALGUMAS PALMEIRAS IMPERIAL NO MEU QUINTAL, QUE PLANTEI A 15 ANOS, MINHA VIZINHA ESTA ASSUSTADA PORQUE TIVEMOS DIAS DE MUITO VENTO, E PEDIU PARA CONTRATAR UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO PARA ESTUDAR A SEGURANÇA DAS PALMEIRAS.
    NOSSO TERRENO É ARENOSO POREM MEU JARDIM COLOQUEI MUITA TERRA ADUBADA.
    O SENHOR ACHA QUE CORREMOS ALGUM RISCO DAS PALMEIRAS TOMBAREM POR CAUSA DOS VENTOS?

    • Bom dia Adriana,

      Não vejo motivos para se preocupar, elas suportam perfeitamente ventos fortes.

      Abraços

  24. Bom dia Raul!
    Tenho uma palmeira que todas as folhas não abrem, crescem, mas ficam grudadas. E agora a palmeira do lado começou a apresentar o mesmo problema. O que devo fazer?
    Muito obrigada!

    • Deliene, boa tarde,

      Isto é sintoma de alguma praga. Faça pulverizações com Forth Defende, alternando com Forth Cobre, três de cada e aplique em volta da palmeira, 200 gramas de salitre do chile duplo potássico.

      Acredito que irá resolver o problema.

      Abraços

  25. Bom dia Raul. Tenho 2 Ceroxylon Quindioense (wax palm) com cerca de dois metros. Contudo, tenho alguma curiosidade sobre as raízes. Mesmo em adultas qual o espaço que as raizes deste tipo de palmeira precisam? Obrigado. Antonio Silva (Portugal)

    • Bom dia Antonio,

      Essa espécie originaria dos Andes colombianos é, talvez, a palmeira mais alta do mundo, geralmente têm sistemas radiculares penetrantes e profundos, mas não expansivos.

      Abraços

  26. Olá Raul, tudo bem?
    Os vizinhos me alertaram de que deveria me preocupar com essa palmeira aqui.. ela é alta e está com a base dela dessa forma da foto.. devo mandar cortar?

    • Olá Ariel,

      A foto não chegou até nós. Tente novamente.

      Abraços

  27. Tenho um coqueiro em minha casa que está mais de 30 metros de altura que dá cocos pequenos caem verdes e depois ficam amarelos esse coqueiro pode cair ??

    • Nelson,

      Esse sintoma não aponta um risco de queda, mas uma deficiência nutricional.

      Os frutos dele podem não prosperar por um estres ambiental, ou por desequilíbrio nutricional do coqueiro, também o ataque de ácaros ou de doenças nos frutos, podem afeta-lo. Para o pegamento dos cocos, recomendo fazer adubação orgânica com aproximadamente de 10 quilos de esterco curtido de gado, complementado por adubação química utilizando-se 3 quilos de uma formulação NPK (20-10-20). Isto deve ser aplicado sem afetar o tronco dele, isto é a uma distancia de 20 centímetros do caule.

      Abraços

  28. Copa de palmeira pode cair? Preocupa-me uma possível queda sobre o telhado da casa.

    • Roque,

      As palmeiras normalmente balançam, mas não caem. As folhas velhas caem sempre, entretanto a palma permanece em pé.

      Abraços

  29. Queria saber quais são as palmeiras de crescimento rápido.

    • Conrrado,

      Seguem algumas:

      – Archontophoenix cunninghamiana – seafórtia;
      – Carpentaria acuminata – carpentária;
      – Caryota urens – palmeira-rabo-de-peixe;
      – Euterpe edulis – palmito;
      – Syagrus romanzoffiana – jerivá;
      – Washingtonia robusta – palmeira-de-saia;
      – Wodyetia bifurcata – rabo-de-raposa.

      Todas elas são de desenvolvimento acelerado.

      Abraços

  30. Bom dia como posso fazer para inibir o crescimento de uma palmeira

    • Bom dia Marcelo,

      Diminuir as regas dificulta o crescimento, não vejo uma outra forma.

      Abraços

      • Queria saber se tem perigo de cair o restante do coqueiro já que a capa caiu toda e não dá mais coco

Secured By miniOrange