Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Por que as Palmeiras não tombam?

Bem, às vezes até tombam, mas é um fato raro ver uma palmeira ou coqueiro derrubado pelo vento.

Segundo informe elaborado pelo Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (Cicytex), da Espanha, as tamareiras (Phoenix dactylifera) são capazes de suportar ventos de 135 km por hora, velocidade média de um furacão de categoria 1 conforme escala Saffir-Simpson. Para efeitos de comparação, uma tempestade intensa arranca árvores quando as velocidades oscilam entre 78 e 90 km por hora. Isto se deve a elasticidade que a Família Arecaceae possui, além da coroa foliar que, mesmo densa, é composta por folhas pinadas (com formato de penas) permitindo a passagem dos ventos sem oferecer resistência, como é o caso da maioria das árvores que, com as copas encharcadas pelas chuvas, acabam por sentir um sobrepeso maior. Essa espécie, do gênero Phoenix, alcança 80 metros de altura e pode viver no ambiente urbano mais de 200 anos.

palmeira-princesa (Dictyosperma album)

palmeira-princesa (Dictyosperma album)

Uma outra, a palmeira-princesa (Dictyosperma album), é ainda mais destemida, aturando os ciclones tropicais que varrem o Caribe e as Ilhas Maurício, onde a temperatura atinge 50°C no verão, com uma velocidade que chega aos 250 km por hora. Esta palmeira se adaptou de tal maneira que deixa cair suas folhas quando experimenta ventos muito fortes e no instante em que a tempestade se intensifica, encontra um tronco solitário que balança sem ser derrubado nem ferido. Passado esse furacão ela solta novas folhas, que a coroam alegremente.

Coisas da natureza…

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

150 Comments

  1. Boa tarde, tenho um coqueiro no meu jardim, o tronco dele próximo ao solo está mais fino igual a imagem que abre essa materia, provavelmente por causa da máquina de cortar grama, tem perigo dele se “partir” e tombar? Devo mandar arrancar?

  2. boa tarde, trb em uma empresa no qual possui uma bela e grande tamareira, a mesma possuia filhos mas esses já cairam com os ventos, restando apenas a mãe, no entanto esta proxima a uma construção e o proprietario esta com medo que ela caia e danifique o predio, mas tbm tem dó de arranca-la, quando venta forte seu tronco faz barulho, será poderiamos tutora-la em outra arvore ao lado por meio de cabo de aco?

    • Bom dia Patrícia,

      Acho totalmente improvável que essa palmeira caia, a não ser por causa de uma doença causada por parasitas bacterianos. Em todo caso, para ficarem mais sossegados, podem amarra-lo com cabos de aço, estes não devem entrar em contato direto com o tronco, que deve ser isolado mediante um pano grosso.

      Abraços

  3. Boa tarde, tenho um bela palmeira no meu jardim e com tanta chuva e vento, tinha muito medo de ela tombar, fiquei mais tranquila ao ler este artigo.

    Grata

    • Ah, que bom Solange, que a matéria lhe foi útil!

      Abraços

  4. Olá professor,
    Tenho algumas palmeiras Jerivá em minha residência e percebi o ataque de cupins em algumas delas. Algumas inclusive a estão ocas por dentro do tronco. Já contratei uma empresa e o ataque de cupins já foi interrompido. A pergunta é, as palmeiras tem capacidade de regenerar o interior do seu se tronco ou a parte oca ficará assim?

    • Olá Thiago,

      Esses troncos brocados podem ser tratados fazendo-se inicialmente uma raspagem para remover o tecido apodrecido até encontrar o tecido sadio; a seguir é necessário fazer um tratamento profilático com pasta bordalesa, depois introduzir cavilhas de metal entrelaçadas que irão formar o núcleo de sustentação. Limpo e desinfetado, o buraco deve ser preenchido com cimento e, por último, para selar as bordas da casca, aplique nas feridas parafina, pasta selante Biofert Fix
      ou Calpik.

      Isto é o recomendado, já que o interior dessas feridas no tronco não regeneram.

      Abraços

  5. Olá professor,
    Tenho algumas palmeiras Jerivá em minha residência e percebi o ataque de cupins em algumas delas. Algumas inclusive a estão ocas por dentro do tronco. Já contratei uma empresa e o ataque de cupins já foi interrompido. A pergunta é, as palmeiras tem capacidade de regenerar o interior do seu se tronco ou a parte oca ficará assim?

    • Olá… Minha palmeira é o Açaí. Maravilhosa possui 5 troncos e dá muita fruta. Todos os anos eu dôo as frutas e alguns cachos deixo para os visitantes que vem se alimentar delas: maritacas, sabiás e bem te vi. Ultimamente tem ventado muito em Curitiba, e ouço dos vizinhos os perigos dela cair. Posso responder com firmesa que não vou cortá-la porque não tombará com os ventos? Obrigada.

      • Olá Maria da Luz,

        É normal que as folhas de agitem pelos ventos, isto não indica qualquer motivo de preocupação. Ela não irá cair!

        Está muito bonita!

        Abraços