Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pandanus utilis

Pândano

Pândano

Árvore escultural, com formato piramidal único, chama à atenção por causa de suas folhas espatuladas e raízes aéreas que assemelham se a muletas de sustentação. Estas indicam que a espécie é nativa em locais pantanosos e arenosos próximos às praias, sendo, nesses casos, útil no controle da erosão. Os frutos femininos são formados por numerosas drupas que pendem dos ramos e são consumidos cozidos, em Kiribati, Ilha de Reunião e Ilha Mauricio. Flutuam no mar e assim surgem mudas nos Oceanos Indico e Pacífico, sem a ajuda do homem. As espécies masculinas possuem flores amarelas e aromáticas e suas sementes são usadas na confecção de terços e colares. Com as fibras das folhas são feitos chapéus, cordas, tapetes, cestas; servindo, também, para cobrir as casas dos nativos.

É digno de dó ver essa árvore sendo usada em locais com solos pobres e pedregosos, como lamentável, também, quando utilizada em vasos onde as raízes não conseguem desenvolver. Os Pandanus, como o próprio nome já indica, são de locais pantanosos, com alta umidade ambiente, ocasionada pelas chuvas, pelo orvalho diário e pela associação de outras espécies que densamente convivem com eles.

  • Sinônimos estrangeiros: common screwpine (em inglês); fruit du vacoa (em francês); schraubenbäume (em alemão); pándano (em espanhol); pandang (em malaio); pandan(em indonesio)
  • Família: Pandanaceae
  • Características: Árvore escultural
  • Porte: 6 a 15 m. Copa cônica.
  • Cor da folhagem: Verde escuro
  • Origem: Madagascar, Ilhas Mauricio, Reunião e outras na Polinésia
  • Clima: Tropical / subtropical, com alta umidade ambiente. Solos úmidos ou encharcados.
  • Luminosidade: Sol pleno ou meia-sombra

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

31 Comments

  1. Olá! No meu pândano surgiu uma doença nele o que posso
    Fazer? Tem dois buracos no caule também.

    • Olá Teresa,

      coloque no solo onde ele está plantado 1 kg de calcário dolomítico em volta dele misturado com 30 g de sulfato de potássio e revolva o solo até uma profundidade de 70 centímetros, para eles penetrarem de modo homogêneo e regue com extrato de casca barbatimão a 5%.

      Também pulverize o solo onde ele está plantado com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma e nos buracos faça uma limpeza até tirar toda a parte mole e em seguida preencha com pasta bordalesa.

      Abraços

  2. Meu pé de pândamo está com doença no caule que devo fazer?
    Boa tarde

    • Olá Marisete,

      Esse sintoma pode ser motivado por fungos. A alta umidade do solo, temperaturas elevadas e a compactação do solo favorecem a doença.

      Aplique 1 kg de calcário dolomítico em volta do Pandanus misturado com 30 g de sulfato de potássio e revolva o solo até uma profundidade de 70 centímetros, para eles penetrarem de modo homogêneo e regue com extrato de casca barbatimão a 5%.

      Pulverize o solo onde ele está plantado com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Abraços

  3. Meu pė de pândamo está com uma doença nos galhos está secando o galho oque devo fazer .

  4. Bom dia!
    Por favor, estou com um problema no meu pandanus. Ele está perdendo suas folhas, caem todas do tronco, só restaram 2 troncos com folhas. O que faço? E também o que devo faxer para desenvolver suas raizrs, só tem as debaixo. Ele tem 7 anos. Obrigada.

    • Bom dia Adélia,

      Este sintoma pode ser causado por patógenos fúngicos. A alta umidade do solo, temperaturas elevadas e a compactação do solo favorecem a doença.

      Aplique 1 kg de calcário dolomítico em volta do Pandanus misturado com 30 g de sulfato de potássio e revolva o solo até uma profundidade de 70 centímetros, para eles penetrarem de modo homogêneo e regue com extrato de casca barbatimão a 5%.

      Pulverize o solo onde ele está plantado com Ecotrich, um fungicida formulado a base do fungo Trichoderma.

      Faça primeiro este tratamento, para depois desenvolver as raízes.

      Abraços

  5. Ola Raul!! Você sabe qual é o diametro da copa do Pandanus utilis?

    • Olá Franciny,

      Quando adulto pode chegar a 5 metros de diâmetro.

      Abraços

  6. Boa tarde. Excelente trabalho!

    Tenho uma duvida, meu Pandanus esta com um buraco no tronco, pode ser algum tipo de broca?!

    • Boa tarde Murilo,

      Sim, pode ser broca ou outras pragas e doenças como cigarrinhas ou fungos.

      Por via das dúvidas injete Confidor e em seguida sele o buraco com pasta bordalesa.

      Abraços

  7. Olá, Raul! Tudo bem? Tenho um pândano plantado em meu jardim e quero saber qual a espécie e se as raizes dele podem comprometer o alicerce da casa. Agradeço muito se puder me responder. Obrigada!

    • Olá Sandra,

      São mais de 400 as espécies de Pandanus. Entretanto se seu Pandanus é o P. utilis, que é o mais frequente nos jardins, suas raízes não oferecem perigo.

      Abraços

      • Muito obrigada, Raul! Desejo sucesso com seus projetos

        • Você merece, Sandra! Agradeço seu desejo.

          Abraços

  8. Boa tarde,
    Estou apaixonada por essa árvore, apesar de ter-la encontrado plantada em alguns lugares, não encontrei pra comprar mudas.
    Como posso fazer mudas das que já conheço?
    Obrigada.

    • Bom dia Marisa,

      O Pandanus utilis se ´propaga por sementes, mantidas na água por dois dias, desta maneira a taxa de germinação é geralmente superior a 50%.. Também pode ser reproduzido através das plântulas formadas na base da muda. A multiplicação por estacas do caule também é viável.

      Abraços

  9. Bom dia! Tenho 3 Pandanus , eles estavam maravilhosos, mas agora eles estão amarelando as folhas e as folhas centrais estão secas e podres na base (parece que estão mofando). Estou preocupada e queria saber o quê posso aplicar neles para ajudar na recuperação deles. Aguardo retorno. Muito Obrigada, Viviane .

    • Boa tarde Viviane,

      Seu Pandanus foi atacado por um fungo, a podridão. Para combate-lo recomendo diminuir as regas. Faça 3 aplicações de Forth Equilíbrio, seguindo a dosagem recomendada pelo fabricante e aplique o fungicida Trichodermil, da Koppert.

      Abraços

  10. Olá bom dia,já assisti várias palestras suas, sempre aprendizado maravilhoso…sou fã de sua atuação profissional…rsrsuma amiga tem um Pó andanus bem alto, está doente….jardineiro aplicou Malation…mas disse que não tem salvação…
    O que ela pode fazer para salva lo?

  11. Olá bom dia,já assisti várias palestras suas, sempre aprendizado maravilhoso…sou fã de sua atuação profissional…rsrsuma amiga tem um Pó andanus bem alto, está doente….jardineiro aplicou Malation…mas disse que não tem salvação…
    O que ela pode fazer para salva li?

    • Bom dia Lúcia,

      Muito obrigado por acompanhar meu trabalho!

      O Malathion é um inseticida, o Pandanus está sendo atacado por algum inseto?
      Acho que pode ter alguma solução para esse problema. Precisaria saber um pouco mais sobre os sintomas.

      Abraços

  12. Bom dia,
    Estou com uma espécie de Pândanus, não estou certo de qual é. Podes me ajudar nesse diagnóstico? Se sim, como e onde posso lhe enviar fotos? Desde já, obrigado.

    • Bom dia Túlio,

      Acho que é um Pandanus dubius, ele é nativo na Melanésia e Micronésia e pode crescer mais de 6 metros nas regiões praianas.

      Abraços

  13. Bom Dia
    tenho um Pandanus que está apresentando um certo apodrecimento em alguns caules o que podemos fazer ? ´trata-se de alguma doença? tenho como regenerar os caules doentes ? de que forma por favor ?
    Grata

    • Boa tarde Elizabeth,

      Isto pode ser um sintoma de uma cochonilha que afeta os caules ou antracnose associada a fungos.

      Elimine as partes afetadas e faça pulverizações com o fertilizante Forth Solúveis Produtivo. A fórmula garante uma fonte alta de Potássio, necessário para criar defesas contra esse fungo, além de fornecer Nitrogênio e micronutrientes. Também alterne com o Forth Cobre, ele supre as necessidades de cálcio, cobre e enxofre. Juntamente com este processo, pincele os ramos com óleo mineral ou vegetal ou de peixe, para controlar as possíveis cochonilhas.

      Abraços

  14. É verdade q está árvore pandanus anda um metro por ano nas florestas fechadas em busca de uma clareira fechada por outra árvore?

    • Não Roberto,

      Isto é uma crendice.

      Abraços

  15. Por gentileza ,sei que o sr é muito ocupado.
    Posso plantar Pandanus na beira da piscina?

    • Olá Claudia,

      Pode sim, especialmente o Pandanus baptistii “Aureus”, que não possui bordas serrilhadas e tem um crescimento menor.

      Abraços