Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Parthenocissus triscupidata

Falsa-vinha, hera-japonesa, hera-de-boston, vinha-virgem

A falsa-vinha é munida de potentes garras, que os botânicos chamam de gavinhas e elas lhe permitem uma aderência em paredes de todo tipo e fachadas de edifícios, cobrindo-as totalmente. Suas folhas são muito similares com as da parreira, entretanto antes de derruba-las no inverno, ficam com tonalidades amarelas, alaranjadas, vermelhas e roxas, revestindo essas estruturas de um modo ímpar. Diferentemente da unha-de-gato (Ficus pumila), a falsa-vinha é de crescimento rápido e dispensa podas para conter seu crescimento, tornando-a uma trepadeira sustentável na região sul e sudeste do Brasil, assim como nas regiões serranas do país, onde minimiza o calor dos verões e permite a entrada do sol nos invernos. Suas pequenas flores verde-amarelas e discretas, no início do verão e as pequenas bagas pretas, alimentam abelhas e pássaros.

Para cobrir muros deve ser plantada a cada 40 centímetros uma da outra e pode ser aproveitada como cobertura de solos em taludes, prevenindo erosões. No entanto é bom levar em conta que sua característica alastradiça pode afetar telhados, calhas e edificações.

  • Sinônimos estrangeiros: Boston ivy, grape ivy, japanese ivy, japanese creeper, (em inglês); enamorada-del-muro, vid-de-doncella, hiedra-japonesa, ampelopsis, parra-del-japón, viña-virgen, viña-de-virginia, parra-de-virginia, (em espanhol); vigne-vierge à trois pointes, (em francês); wilder wein, mauerwein, jungfernrebe, (em alemão); vite vergine del giappone, (em italiano).
  • Família: Vitaceae.
  • Características: Trepadeira lenhosa e caducifólia.
  • Porte: Ramos com até de 30 m de comprimento, formando massa compacta.
  • Fenologia: Primavera e verão.
  • Cor da flor: Esverdeada, sem importância.
  • Cor da folhagem: Verde, tornando-se amarelas e vermelhas no outono.
  • Origem: China, Japão, Coréia do Norte, Coréia do sul e Taiwan.
  • Clima: Temperado/subtropical. Suporta geadas.
  • Luminosidade: Pleno sol.

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

8 Comments

  1. Essa planta pode trincar um muro? Pergunto porque a Unha de Gato trincou o muro de casa.

    E além das abelhas, essa planta pode atrair outros tipos de insetos, igual a Unha de Gato?

    • Mary,

      Não, ela não oferece perigos às estruturas, além disso aquecem as edificações em 15% no inverno e baixam a temperatura das paredes no verão em média 36%. A pesar de não penetrar nas paredes, mas apenas se fixando nelas, podem ocorrer danos ao tentar arrancar a planta da parede. Porém, se a planta for morta primeiro, por exemplo, cortando a falsa-vinha na raiz, as almofadas adesivas acabarão por se deteriorar a ponto de a planta poder ser facilmente removida sem causar qualquer dano à parede.
      A falsa-vinha, não costuma hospedar insetos, já que perde as folhas no inverno, o que contribui para banir qualquer bichinho que tenha se hospedado nela.

      Abraços

      • Gostei da explicação, foi muito útil.
        Obrigada.

        • Você merece, Mary!!!

          Abraços

  2. Onde posso achar as mudas

  3. Oi Raul…linda folhagem. Será que encontramos aqui em São Paulo? Eles ficaram vermelhas? Grande abraço