Pelargonium hortorum
Gerânio
Uma planta habitual em vasos e jardineiras, nos terraços, janelas e varandas das regiões mediterrâneas e na Suíça; surgiu na Europa, vinda da África do Sul em 1689, tornando-se popular nos anos seguintes. Nos jardins da Duquesa de Beaufort, na Inglaterra, era cultivada assim como outras flores exóticas que eram trazidas por marinheiros do exterior. Já em 1699, ela elaborou um catálogo com sua coleção de plantas que no ano seguinte foi ilustrado por vários artistas. Entre essas ilustrações estão a que hoje chamaríamos de Pelargonium zonal, cuja identificação precisa foi feita pelo botânico John Ray. Mas foi a partir do século XIX que a fama da planta se estend eu no co ntinente europeu.
Existem por volta de 300 espécies de Pelargonium, sendo o Pelargonium graveolens, uma delas, cujo óleo essencial é amplamente utilizado nas indústrias de perfumaria e cosméticos, além de empregado como terapêutico. O nome Pelargonium deriva do grego pelargos = cegonha, por causa do formato da semente.
O segredo para o cultivo dele é clima seco, detesta ser orvalhada, já que suas folhas são levemente aveludadas e a água ficaria depositada atraindo fungos, por isto a umidade ambiente ideal não deve ser maior do que 60%, também são necessárias temperaturas baixas no inverno e é estimulada a florescer com maior intensidade, eliminando folhas e flores murchas. Além das cores tradicionais, há variedades com flores vermelhas com listras brancas e outras com tonalidades salmão, alaranjado e violeta. É facilmente reproduzida por estacas maduras na primavera e o solo ideal deve ser permeável, uma adição de areia é recomendável quando a consistência é argilosa e o pH deve ser entr e 6,5 e 7.
- Sinônimos estrangeiros: geranium, potted geranium, (em inglês); malvón, cardenal, geranio común, geranio de jardín, (em espanhol).
- Família: Geraniaceae.
- Características: Planta semi-herbácea perene.
- Porte: 50 a 80 cm.
- Fenologia: Primavera e verão.
- Cor da flor: Vermelha, rosa, branco.
- Cor da folhagem: Verde médio.
- Origem: África do Sul.
- Clima: Temperado/subtropical de altitude.
- Luminosidade: Pleno sol.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.