Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pentaclethra macroloba

pracaxi, paracaxi, mulateiro, paraná-cachê, paroa-caxy

Foto de Joan Simon from Barcelona, España, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Uma árvore com tronco cilíndrico, ereto e rugoso, que vive nos igapós e em beira de rios, no Amazonas e no Pará, sempre em solos úmidos, quando habita em lugares sazonalmente inundados, desenvolve pequenas sapopemas, soltando flores perfumadas.

Foto de Dick Culbert, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Seu nome científico Pentaclethra deriva do grego, penta significa ‘cinco’, e cleithro significa ‘parafuso’, que aponta às cinco sépalas imbricadas e às cinco pétalas unidas em suas bases; isso define as espécies deste gênero. Ela é conhecida popularmente como pracaxi na região amazônica do Brasil. Na língua Arawak, falada pelo povo arauaque da América do Sul , no leste da Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, é conhecido como koroballi.

Foto de Joan Simon from Barcelona, España, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O óleo de pracaxi é um importante produto medicinal, com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas. É usado no tratamento de várias doenças, como acne, artrite, dermatite e micoses. Também é aplicado na fabricação de cosméticos, como cremes, loções e shampoos.

A Pentaclethra macroloba é uma árvore versátil que pode ser utilizada em diversos projetos paisagísticos. É uma opção ideal para quem busca uma árvore de grande porte, bonita e com benefícios ambientais, já que libera oxigênio e absorve gás carbônico, melhorando a qualidade do ar e ajudando a reduzir a poluição sonora, tornando o ambiente mais agradável.

É reproduzia por sementes e os frutos devem ser coletados quando maduros e antes da abertura, logo que colhidas são semeadas em solos levemente argilosos, na meia-sombra e mantidas úmidas. Germinam em mais ou menos um mês.

  •  Sinônimos estrangeiros:  black locust, black mimosa, black wattle, blue locust, carolina locust, catclaw mimosa, flatpod wattle, honey locust, honey wattle, northern black locust, southern black locust, sweet locust, sweet wattle (em inglês); algarrobo negro, algarrobo blanco, algarrobo cimarrón, algarrobo de olor, algarrobo morado, algarrobo negro de Venezuela, algarrobo negro de Panamá, algarrobo de Panamá, (em espanhol); caroubier noir, mimosa noir, mimosa sauvage, (em fr ancês); schwarzer locustenbaum, schwarzer schmetterlingsbusch, (em alemão); carrubo nero, algarrobo nero, mimosa nera, (em italiano).
  • Família: Fabaceae.
  • Características: árvore perene.
  • Porte: 8 a 14 metros de altura.
  • Fenologia: ano todo, com maior ênfase entre setembro e outubro.
  • Cor da flor: branca.
  • Cor da folhagem: verde claro.
  • Origem: América Central e América do Sul, na região amazônica.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno, meia-sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange