Pentas lanceolata
estrela-do-egito, flor-do-egito, pentas, show-de-estrelas, cacho-de-estrelas, silena
Se gostar de borboletas, e o jardim for localizado em regiões de cerrado, como Goiás ou Minas Gerais ou, até, no sertão baiano ou alagoano, onde as temperaturas são altas e a umidade é mínima; você precisa ter um canteiro com esta planta perene, que floresce quase que sem parar.
Os povos árabes inventaram um estudo baseado na geomancia, onde algumas plantas induziam a vivenciar experiências benéficas. A estrela-do-egito inspira tranqüilidade de espírito, persistência e segurança, segundo essa antiga ciência. Quiçá as borboletas transmitam tudo isso, influenciadas pela suave vibração dessas flores.
Sinônimos estrangeiros: pentas, star flower, star cluster,egyptian star-cluster (em inglês).
Família: Rubiaceae.
Características: planta herbácea.
Porte: 0,6 a 1,2 m.
Fenologia: primavera, verão e outono.
Cor da flor: rosa, vermelha, azul-violeta, violeta-lilás, branca.
Cor da folhagem: verde-escura.
Origem: Egito e região nordeste da África.
Clima: subtropical (tolerante ao frio).
Luminosidade: sol pleno ou pouca sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Olá, gostaria de saber o sistema reprodutivo dessa planta, por favor. Deus abençoe!
Olá Roana,
Pode ser multiplicada por sementes, que devem ser plantadas diretamente no solo ou em um recipiente, com um solo bem drenado e mantido úmido. As sementes germinarão em cerca de 14 a 21 dias.
Também pode ser reproduzida por estacas de plantas adultas. Elas devem ter cerca de 10 cm de comprimento e devem ser cortadas logo abaixo de um nó. As estacas precisam ser plantadas em um solo bem drenado e mantido úmido. Elas enraizarão em cerca de 4 a 6 semanas.
Abraços
Gostaria de saber se a Penta e a Ixória são espécies diferentes. A Ixória me parece ter quatro pétalas e a penta cinco. As cores da Ixória conheço amarela, vermelha e alaranjada. E a penta seria em tons rosa, pink e branca? Ambas formam buquês, permitem topiaria e gostam de sol pleno?
Desde já agradeço se puder esclarecer minha dúvida!
Cecilia,
As duas pertencem a mesma família, Rubiaceae, sendo a Pentas uma herbácea e a Ixora um arbusto semi-lenhoso. As cores são essas que você menciona. São de pleno sol.
A topiaria se aplica melhor na Ixora, embora essa prática iniba, em parte, a floração
Abraços
Oi eu fiz um canteiro perto do muro qual florifera (flor.)seria bom pra mim plantar,e um local bem arejado porém só pega Sol 40 minutos a 1 hora 12:00 hs às 13:00hs será que ixoria,estrela do Egito,begonia qual melhor
Oi Welington,
Precisaria saber em que cidade você mora, mas em principio aconselho as seguintes:
– Gloxinia sylvatica – semânia;
– Viola odorata – violeta-de-cheiro;
– Lysimachia procumbens – lizimakia;
– Zantedeschia aethiopica – copo-de-leite;
– Begonia semperflorens – begônia cerosa;
– Clivia miniata – clivia (FOTO).
Abraços
Oi eu fiz um canteiro perto do muro qual florifera (flor.)seria bom pra mim plantar,e um local bem arejado porém só pega Sol 40 minutos a 1 hora 12:00 hs às 13:00hs será que ixoria,estrela do Egito,begonia qual seria ideal ou outras.
Oi!
Tudo bem?
É verdade que depois de 2 anos exige renovação? Se plantar em São Paulo…
E quanto as regas?
Obrigada
Oi Márcia,
A Pentas, embora perene, depois de dois anos, perde um pouco o vigor inicial, sendo necessário o replantio. entretanto pode ser estimulada com podas e adubações feitas com 50 g de superfosfato simples associado com um kg de esterco de frango por metro quadrado.
As regas devem ser realizadas quando o solo estiver seco, a Pentas é uma espécie que prefere solos enxutos.
Abraços
Olá Raul, admiro vc e seu trabalho, parabens!
Gostaria de saber pque um canteiro de ” lirios-da-paz ” amarelaram e as mudas soltavam do solo c/um simples puxar, na raiz uma substancia esbranquiçada parecia acumular uns insetos minusculos .
Agradeço mto se puder me orientar, isso ocorreu no periodo do verão intenso que tivemos há uns 2 meses atrás, gde abraço e felicidades.
Oi Lina,
Em primeiro lugar, obrigado pelo carinho.
Esse problema é causado por um fungo, responsável pela podridão das raízes.
1 – remova e destrua as plantas doentes;
2 – diminua as regas;
3 – aplique 200 g de calcário dolomítico por m²;
4 – depois use o Biotrich: http://www.futuragro.com.br/
5 – Pulverize com Forth Cobre, seguindo as instruções do fabricante.
Isto solucionará o problema.
Abraços