Peperomia magnoliifolia
peperômia-verde

Foto de © Citron
Peperomia é um gênero de plantas herbáceas com aproximadamente 1600 espécies. Esta se destacou como uma boa opção para ser cultivada dentro de casa, inclusive em banheiros. A denominação Peperômia faz alusão a folhagem coriácea parecida com a pimenta. Ela prefere umidade ambiente alta, uma boa iluminação natural e temperaturas superiores a 12º. Por serem de crescimento lento, devem ser adubadas moderadamente, duas vezes ao ano.

Foto de James Steakley, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A Peperomia magnoliifolia às vezes é confundida com a Peperomia obtusifolia, alguns botânicos consideravam esses dois nomes apenas sinônimos para a mesma espécie. Essas plantas podem ser muito parecidas, entretanto existem algumas diferenças: as folhas de P. obtusifolia são cerosas, enquanto que as folhas de P. mangoliifolia são carnudas. Mas, por causa desta confusão, as plantas continuam a ser falsamente rotuladas.

Foto de Dinkum, CC0, via Wikimedia Commons
É de baixa manutenção, bastante indiferente a pragas e doenças, sendo muito apropriada para ser cultivada em vasos, como forração, associada a outras plantas com pouca necessidade de água ou sozinha.
Em seu habitat natural aparece como epífita, rupícola ou rasteira, em matas tropicais com alturas entre 100 e 1600 metros sob o nível do mar.
Para reproduzi-la faça estacas e espete-as em um vaso com substrato arenoso até a altura do primeiro nó, lá que nascerão as raízes.
- Sinônimos estrangeiros: spoonleaf peperomia, (em inglês); peperomia cuchara, planta del missioneiro, planta china del dinero, (em espanhol).
- Família: Piperaceae
- Características: Herbácea perene de folhagem ornamental
- Porte: 20 a 25 cm de altura
- Fenologia: verão, formando delicadas espigas.
- Cor da flor: creme.
- Cor da folhagem: verde.
- Origem: sul da Flórida, México até o Caribe e o norte da América do Sul, incluindo o Uruguai.
- Clima: Tropical / subtropical.
- Luminosidade: sombra/meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.