Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pereskia aculeata

Trepadeira-limão, ora-pro-nóbis, groselha-de-barbados, carne-de-pobre, orabrobó, lobrobó, lobrobô

Uma trepadeira ótima para ser usada em cercas defensivas, já que possui espinhos nos troncos, não permitindo a passagem de pessoas ou animais, mas também em pérgolas, caramanchões, cercas, gradis, assim como em muros. Ela atrai abelhas e outros insetos polinizadores e é a única espécie do gênero Pereskia que tem hábito de liana. Ricas em ferro, suas folhas auxiliam na cura de anemias e podem ser aproveitadas frescas ou secas e moídas, na elaboração de uma farinha, que é complemento nutricional, utilizado no combate à desnutrição. Também são ricas em mucilagem, contribuindo para o bom funcionamento do intestino.

Suas folhas e flores são ingredientes habituais nas receitas de omeletes, sopas, tortas e refogados, nas cidades de Minas Gerais. Em Sabará, onde acontece o Festival do Ora-pro-nóbis, surgiu a crença de que o nome ‘”ora-pro-nóbis” ( “rogai-por-nós”), teria sido inventado pela gente que colhia as flores e folhas no quintal da casa do pároco da cidade, que rezava uma pregação. Em Tiradentes, há também restaurantes que utilizam as folhas e flores, no preparo do famoso frango com ora-pro-nóbis.

Ultimamente, com o processamento industrial do ora-pro-nóbis, a uma verdadeira revolução nos recursos alimentícios, por causa da facilidade de seu cultivo, sua alta produtividade e o alto valor nutricional que possui, servindo também para alimentação animal.

É facilmente propagada por estacas de ramos semi-lenhosos, que soltam folhas em poucos dias, sendo ideal fazer isto em épocas de chuvas.

A denominação pereskia é uma homenagem ao conde e botânico francês Nicolás C. F. de Peiresc (1580 – 1637) e aculeata é por causa dos espinhos nos troncos.

  • Sinônimos estrangeiros: Barbados gooseberry, blade-apple cactus, leaf cactus, rose cactus, lemonvine, (em inglês); grosellero, (em espanhol); curuzú-ipochi, (No Paraguai).
  • Família: Cactaceae.
  • Características: Escandente.
  • Porte: Com ramos que podem alcançar 10 metros.
  • Fenologia: Primavera e verão.
  • Cor da flor: Brancas com centro alaranjado.
  • Cor da folhagem: Verde brilhante.
  • Origem: América tropical, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina.
  • Clima: Semi-árido, tropical/subtropical.
  • Luminosidade: Sol pleno, meia-sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.