Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Persea americana

abacate, aguacate

Domesticada pelos povos indígenas em Coaxcatlán (México) há cerca de 10.000 anos, seu nome, aguacate, vem do nahuatl ahuacatl, que significa “testículos da árvore”. Tem folhas coriáceas, lustrosas e lanceoladas, suas flores são pequenas, com 5 a 10 mm de diâmetro, com uma cor verde esbranquiçado. Os frutos, com formato de pera, possuem uma casca verde-escura e polpa cremosa, adocicada, rica em gordura, de cor amarelada, com um caroço grande e esférico, com 3 a 5 cm de diâmetro, colhidos verdes, no pé, amadurecem lentamente. Os frutos das plantas silvestres são menores, mas as variedades cultivares apresentam frutos de dimensão considerável com 7 a 20 cm de comprimento, pesando quase 1 kg. Esta planta prefere solos férteis e úmidos, mas não argilosos e clima ameno a quente, de modo que são favorecidos em climas tropicais ou subtropicais, embora já se cultivem variedades que lidam bem com baixas temperaturas. Quando reproduzidos através de enxertia, começam a dar os primeiros frutos com três ou quatro anos.

Um exemplar adulto produz mais de uma centena de frutos por ano, perturbando por causa daqueles não colhidos que caem, causando sujeira e mau cheiro. Por este motivo não é uma árvore lembrada para calçadas e outros locais de grande circulação. Ha mais de 500 variedades, provenientes de três regiões diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. Esta última possui o fruto menor com pedúnculo e casca fina e lisa é suporta melhor o frio. Já a antilhana tem frutos com um pedúnculo curto, casca fina e coriácea é a menos tolerante com temperaturas baixas. Por último a guatemalense carrega frutos com pedúnculos longos, casca grossa e lenhosa e é mais resistente ao frio que a antilhana.

A infusão das folhas secas agem como: diurético, controlam doenças renais, hepáticas e da bexiga, artritismo, gota e ácido úrico, ativam a excreção biliar, regularizam o fluxo menstrual, é carminativa e antisséptica das vias respiratórias, nevralgias do Trigêmeo, anti-inflamatória e digestiva.

México, Indonésia, República Dominicana, Estados Unidos, Colômbia, Peru e Quênia são os maiores produtores. México, participando com 51,4% do mercado de exportação, abastecendo assim grande parte da população mundial é o principal superando o milhão de toneladas anuais.

  • Sinônimos estrangeiros: avocado, west indian avocado, ashue, (em inglês); avocat, zabelbok, (em francês); avvocato (em italiano); palta, aguacate, avocado, (em espanhol); avocado, (em alemão).
  • Família: Lauraceae.
  • Características: Árvore perenifólia, com copa densa.
  • Porte: 8 a 18 metros de altura.
  • Fenologia: Floração entre agosto e outubro. Frutifica entre janeiro e agosto.
  • Cor da flor: Esverdeada.
  • Cor do fruto: Verde.
  • Cor da folhagem: Verde brilhante e escura.
  • Origem: México, Antilhas e Guatemala.
  • Clima: Tropical e subtropical úmido.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.