Philadelphus coronarius
filadelfo, sílindra, falso-jasmim
Ainda pouco aproveitado, deve ser pensado para jardins no sul do Brasil ou para regiões serranas, com invernos marcantes. Suas flores, em racimos e com quatro pétalas, são muito perfumadas lembrando as flores da laranjeira e atraem abelhas e borboletas.
Não muito comum nos jardins sulinos ou pelo menos não tão popular quanto mereceria ser, pode ser pensado em grupos ou formando sebes. Os filadelfos necessitam de podas anuais imediatamente após a floração para estimular a liberação de novas folhas no ano seguinte . É necessário retirar regularmente parte dos ramos mais velhos e danificados da base do caule, para revigorar a planta e descompactar o seu crescimento, favorecendo a circulação de ar e luz entre os ramos, para reforçar os novos rebentos e consequentemente as flores.
O nome do gênero vem do grego “phileo” = amar e “adelfos” = irmão, devido aos muitos estames reunidos em espirais; o epíteto significa “semelhante a uma coroa”, refere-se aos numerosos estames que formam uma coroa no centro da corola.
É propagado por estacas e sementes.
- Sinônimos estrangeiros: sweet mock orange, english dogwood, (em inglês); seringat coronaire, seringat des jardins, seringat commun, jasmin des poètes, (em francês); azahar, celinda de olor, filadelfo, falso naranjo, (em espanhol); gewöhnlicher pfeifenstrauch, pfeifenstrauch, falscher jasmin, zimmetröseli, (em alemão); fiore d’angelo, gelsomino della Madonna, falso arancio, (em italiano).
- Família: Hydrangeaceae.
- Características: arbusto lenhoso.
- Porte: 2,00 a 3,00 metros de altura e largura de 2,00 metros.
- Fenologia: primavera, verão.
- Cor da flor: branca e perfumada.
- Cor da folhagem: verde escuro.
- Origem: sudeste de Europa e Cáucaso.
- Clima: temperado/subtropical (suporta geadas leves).
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Olá. O perfume do falso jasmim incomoda os vizinhos?
Olá João,
De maneira nenhuma, o Philadelphus coronarius tem um aroma que lembra a gardênia, a madressilva e a flor de laranjeira. Não incomoda, mas cativa às pessoas!
Abraços