Philodendron erubescens
filodendro-roxo

Foto de 白布飘扬, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Um filodendro com hábito trepador, comumente com folhas grandes e roxas bem escuras, mas existem muitas outras variedades com diferentes tonalidades, sempre com textura coriácea e brilhantes. Seu comportamento é destacado quando apoiado nos troncos das árvores, cobrindo-os totalmente, sem prejudicar a hospedeira. Isto torna muito interessante sua presença, já que engalana essas árvores. Seu nome, Philodendron, vem da união das palavras gregas philos, que significa “amor”, e dendron, que significa “árvore” e o epíteto específico, erubescens, igualmente vem do grego e se refere à cor avermelhada dos caules, inflorescências e brotações novas da planta.

Foto de Cliff from Arlington, Virginia, USA, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
O filodendro-roxo é uma planta que pode ser aproveitada em jardins internos, onde possa receber luz difusa de janelas próximas. Sendo muito rústica, é indiferente às pragas e doenças, portanto não requer manutenções, fora as regas e pulverizações com água filtrada, para manter as folhas hidratadas. Quando plantada em vasos, é apropriado um suporte para que a planta possa trepar, um tronco seco com a casca ou mesmo um bastão de fibra de coco. Deve ser cultivada em solo com uma boa drenagem e rico em matéria orgânica, com uma mistura de um bom substrato, enriquecido com perlita e cascas de pinus. Evite cortar ou colocar terra cobrindo as raízes da planta que crescem para fora.

Foto de Filo gèn’, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Existem vários cultivares, mostrando tonalidades diferentes, como o P. erubescens “Gold”, com folhas amarelo-dourado ou o P. erubescens “Pink Princess” com manchas cor de rosa.
É multiplicada pelas sementes na primavera ou por estacas cortadas no verão e enraizadas em canteiros sombreados.
- Sinônimos estrangeiros: blushing philodendron, red-leaf philodendron, red emerald philodendron, burgundy philodendron, (em inglês); filodendro rojizo, filodendro colorado, (em espanhol).
- Família: Araceae.
- Características: herbácea escandente.
- Porte: ramos com 4 a 7 metros de altura, podendo alcançar, excepcionalmente, 15 metros. .
- Fenologia: ocasional.
- Cor da flor: uma espata avermelhada parecida com a flor do antúrio.
- Cor da folhagem: há variedades com diferentes tonalidades.
- Origem: Brasil, Colômbia, Costa Rica.
- Clima: tropical/ subtropical. Não tolera geadas.
- Luminosidade: sombra ou sombra parcial.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.