Phlox drummondii
flox, chamas, chitinha, flocos
Uma planta ideal para formar grupos, criando bordaduras com suas folhas pontiagudas e afiadas, onde as flores, com pétalas lisas ou franjadas, largas ou estreitas, luzem de modo fantástico desde finais de agosto até o início do inverno, atraindo borboletas.
No sul do Brasil e nas regiões serranas, deve ser usada em áreas próximas da passagem para uma melhor contemplação. O solo precisa ser fértil e enxuto, já que o excesso de água pode ocasionar doenças fúngicas, como o oídio. Requer regas diárias no período em que floresce e uma adubação com três quilogramas de esterco de galinha e 250 gramas de farinha de ossos por m², no início da primavera, estimula a densidade e a floração.
O flox recebeu o nome como uma homenagem ao botânico e colecionador escocês Thomas Drummond, (1793 – 1835), que o enviou amostras dela de volta à Grã-Bretanha após sua expedição de 1833-1835 ao Texas.
O nome do gênero deriva do grego phlox, que significa fogo ou chama, em referência às cores intensas de suas flores.
É reproduzida apenas pelas sementes no final do inverno que podem ser espalhadas no local definitivo, germinando em duas semanas. Mas o ideal é semear em uma sementeira e transplantar quando as mudinhas atingirem seis centímetros de altura, deixando, no plantio definitivo, 12 centímetros de distância entre elas.
- Sinônimos estrangeiros: annual flox,Texas belle, drummond’s flox, (em inglês); flox, (em espanhol); einjähriger phlox, einjährige flammenblume, (em alemão); floghi, (em italiano); phlox de Drummond, phlox annuel, (em francês); plamenka Drummondova, (em tcheco); egynyári lángvirág, (em húngaro); floks roczny, (em polonês); xiǎo tiān lán xiù qiú, (em chinês); kikyônadeshiko, furokkusu, (em japonês).
- Família: Polemoniaceae.
- Características: planta herbácea sazonal.
- Porte: 15 a 35 centímetros de altura.
- Fenologia: final do inverno, primavera e verão.
- Cor da flor: branca, roxa, azul, lavanda, vermelha, rósea, simples ou dobradas.
- Cor da folhagem: verde claro.
- Origem: sul e sudeste dos Estados Unidos.
- Clima: temperado/subtropical. Não tolera o calor excessivo.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Bom dia, Raul. Essa planta Phlocus Drummond é a mesma Phlocus Paniculata? Ou são variedades diferentes,,? Qual a diferença entre elas?
Bom dia Walter,
Não, são diferentes, o Phlox drummondii é mais baixo, já o P.paniculata alcança 1,00 metro de altura, os dois são originários dos Estados Unidos.
Abraços
Lindas demais ???
Sim Helena,
São lindíssimas e muito floríferas!
Abraços