Physocalymma scaberrimum
pau-de-rosas, aricá, resedá-nacional, cega-machado, grão-de-porco
Visitando uma unidade do SESC, no município de Nobres, a 140 km de Cuiabá – MT, na companhia do meu amigo o paisagista Ivo Silva e ciceroneado pelo gerente desse refúgio ecológico, Raimundo Bispo Junior, fiquei deslumbrado com uma lagoa de águas azuis e cristalinas, habitada por piraputangas, dourados, piaus, pintados e muitos outros peixes, alimentada por uma cascata que jorrava, desde uma altura de 50 metros, um torrente rico em minerais, provenientes de rochas calcárias.
A mata fechada dessa vegetação de transição, entre o cerrado e a Amazônia mato-grossense, era incrível e a contemplava enquanto subia uma trilha onde uma escadaria com 470 degraus me levaria até esse lugar onde tomaria um banho inesquecível. A florada do pau-de-rosas chamou minha atenção e o Raimundo, referindo-se a essa árvore, me disse que eram aricás. Não a conhecia por esse nome popular, mas depois de reconhecê-la de perto ponderamos todos que poderia ser mais e melhor aproveitada no paisagismo, em lugar de insistir no cultivo de espécies exóticas, como a cerejeira, cuja florada é fugaz e momentânea. Esta árvore nativa, de crescimento rápido, nos brinda um espetáculo florido duradouro, alegrando os finais de inverno.
A Prefeitura de Cuiabá em Decreto No 5.144 de fevereiro de 2012, recomenda seu uso no espaço urbano.
- Sinônimos estrangeiros: tulip wood, amazon rosewood (em inglês); coloradillo, chiquillo, lillo, (em espanhol).
- Família: Lythraceae
- Características: árvore decídua de copa piramidal.
- Porte: 5 a 10 m.
- Fenologia: agosto/setembro.
- Cor da flor: rosa choque.
- Cor da folhagem: verde médio.
- Origem: Mato Grosso, Goiás, Nordeste brasileiro, assim como no Peru e Bolívia.
- Clima: subtropical/ tropical (tolera seca).
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
E encontrada no estado Tocantins também.
Oi Juciely,
Muito obrigado pela informação!
Abraços
Gostaria de adquirir mudas ou sementes de aricá.
Francisco,
Para comprar sementes dela entre no: http://sementesdoxingu.org.br/site/sementes/cega-machado-rosa-do-cerrado/
As mudas podem ser adquiridas na Fazenda Citra: http://www.fazendacitra.com.br/site/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=3
Abraços