Pimenta dioica
pimenta-da-jamaica, murta-pimenta, pimenta-de-coroa

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons
Uma árvore com tronco acinzentado e ramificações com folhas coriáceas muito perfumadas, assim como as flores brancas e melíferas. Seus frutos pequenos são usados na culinária para aromatizar carnes brancas, marinados, molhos brancos e maioneses, o aroma deles lembra uma mistura de cravo da Índia, canela e noz-moscada. No Caribe é usada como sombreamento de cafezais, mas no paisagismo pode ser pensada como ornamental ou para formação de cercas compactas.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons
A árvore é conhecida desde a época do descobrimento da América por Cristóvão Colombo e sua primeira menção foi em uma farmacopeia datada em 1721, fazendo referencia ao uso dado pelos maias, um povo pré-colombiano que habitou a região do sul do México, Guatemala, El Salvador, Honduras e Belize, onde a usavam para embalsamar os corpos de seus chefes mais relevantes e na mesma época os piratas a empregavam na conservação de carnes. Atualmente é a Jamaica o maior produtor, com 70% da produção mundial e por aqui é cultivada especialmente na Bahia.
A denominação do gênero vem da palavra espanhola pimienta que significa “pimenta”, referindo-se ao aspecto dos frutos, muito similares com os do gênero Piper, que inclui a pimenta-do-reino. Já o epíteto dioica, é dado por causa das plantas masculinas e femininas separadas.

Foto de Kagor at the Ukrainian language Wikipedia, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: allspice, (em inglês); piment de la jamaïque, (em francês); nelkenpfeffer, (em alemão); pepe della giamaica, (em italiano); pimienta de jamaica, pimienta de Tabasco, pimienta de Chiapas, pimienta gorda, pimienta guayabita, pimienta dulce, pimienta de olor, pimienta inglesa, (em espanhol).
- Família: Myrtaceae.
- Características: árvore de copa densa e colunar.
- Porte: 6 a 10 metros de altura.
- Fenologia: verão.
- Cor da flor: branca.
- Cor da folhagem: verde escuro.
- Origem: sul do México, América Central e Caribe.
- Clima: tropical/subtropical. Não suporta geadas.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Bom dia! É possível colocar pimentas biquinho num projeto de paisagismo? Não é uma horta e sim um pequeno jardim, gostaria de colocar, mas não vejo isso em lugar nenhum, não sei se é porque não fica bonito ou se ninguém pensou nessa possibilidade. O que o você acha?
Obrigada!
Boa tarde Marcia,
É perfeitamente possível, ela fica linda no jardim, em local ensolarado onde pode alcançar entre 60 e 80 centímetros de altura.
Abraços