Pinus mugo
pinheiro-anão, pinheiro-das-montanhas, pinheiro mugo
O pinheiro-anão, possui pequenas agulhas que crescem lentamente, é muito cultivado como uma conífera ornamental, para uso como pequena árvore ou arbusto em jardins, assim como em vasos e jardineiras. Sua aparência é compacta, com galhos densos. Também é cultivado para estabilizar áreas litorâneas no Mediterrâneo crescendo em habitats rochosos e propensos a avalanches ou em dunas de areia. É bastante comum em bonsai. É muito tolerante à seca, ao vento e ao frio, sendo adequado na xerojardinagem. Os cones do Pinus mugo são pequenos, geralmente entre 3 e 6 cm de comprimento, e têm uma forma arredondada a ovoide. Eles podem ser encontrados tanto solitários quanto agrupados em pequenos cachos e geralmente têm uma cor marrom-avermelhada, surgindo no outono, podendo persistir no inverno.
No paisagismo brasileiro pode ser cultivado nas regiões onde os invernos são intensamente frios, como em Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, São José dos Ausentes e Gramado no Rio Grande do Sul e Campos do Jordão, em São Paulo, entre outras.
O nome Pinus mugo vem do latim “mugio“, que significa mugir. Acredita-se que este nome se refira ao barulho que o vento faz ao passar pelas suas agulhas.
Esta espécie pode ser propagada a partir de sementes, embora a germinação possa ser irregular. Também pode ser propagada por estacas. Se optar por reproduzir a partir de sementes, podem ser coletá-las de pinhas maduras que se abrem naturalmente para liberar as sementes quando estão prontas. Por estacas devem -se cortar pontas jovens de ramos saudáveis e plantá-las em um substrato úmido, protegidas do sol direto até que enraízem.
- Sinônimos estrangeiros: dwarf mountain pine, mountain pine, scrub mountain pine, swiss mountain pine, bog pine, creeping pine, mugo pine, (em inglês); pino mugo, pino de montaña enano, (em espanhol); pin de montagne nain, pin de mugo, (em francês); bergkiefer, krummholzkiefer, zirbe, (em alemão); pino montano, pino mugho, (em italiano); haimatsu, (em japonês); gāo shān sōng, (em chinês).
- Família: Pinaceae.
- Características: pinheiro com folhas perenes.
- Porte: 1,50 a 3 metros de altura.
- Fenologia: outubro a novembro.
- Cor da flor: amarelo claro a amarelo esverdeado.
- Cor da folhagem: verde escura.
- Origem: Pirenéus, Apeninos, Alpes do sul e do leste até a Península Balcânica.
- Clima: temperado. Suporta seca e geadas leves.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.