Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pinus patula

pinheiro-chorão-mexicano

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

Um pinheiro com a copa aberta e arredondada, as folhas em formato de agulhas, chamadas de acículas, são verde azuladas, longas, pendentes e finas, com cerca de 10 centímetros de comprimento, a casca, em placas, é acinzentada e gretada. Nas árvores mais velhas a casca é grossa, com fissuras verticais profundas na parte baixa do tronco. Na parte mais alta do tronco, a casca é mais fina, escamosa e de cor vermelha amarelada ou alaranjada.

Foto de Dick Culbert from Gibsons, B.C., Canada, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O Pinus patula é um pinheiro ornamental popular, cultivado em parques e jardins em todo o mundo. É resistente e fácil de cuidar, tolerando uma ampla gama de condições climáticas. Seu crescimento é relativamente rápido, podendo crescer até um metro por ano em condições favoráveis. No Brasil pode ser cultivado nas regiões serranas do sul e sudeste, especialmente na Serra da Mantiqueira, no Sudeste de Minas Gerais, e Nordeste do estado de São Paulo.

O epíteto específico, patula, provém do latim, tratando-se de uma declinação do étimo pătŭlus, que significa escancarado, amplo e muito aberto.

Ele é reproduzido principalmente por sementes, que são produzidas nos cones e podem ser plantadas diretamente no solo, é importante escolher um local com boa drenagem e sol matutino. As sementes devem ser plantadas a uma profundidade de cerca de 1 cm, e cobertas por uma camada de substrato. Devem começar a germinar dentro de algumas semanas. As mudas precisam ser transplantadas para um local definitivo quando atingirem cerca de 20 cm de altura.

  • Sinônimos estrangeiros: patula pine, hang-leaf pine, spreading-leaved pine, mexican weeping pine, (em inglês); pino llorón, pinheiro mexicano chorão, pino ocote, pino colorado, pino candelabro, pino triste, pino gelecate, (em espanhol); pin argenté, pin pleureur, pin mexicain, (em francês); mexikanische kiefer, trauerkiefer, (em alemão); pino messicano, pino piangente, (em italiano).
  • Família: Pinaceae.
  • Características: pinheiro com folhas perenes.
  • Porte: até 25 metros de altura.
  • Fenologia: primavera. Frutifica em formato de cones no verão.
  • Cor da flor: amarelada.
  • Cor da folhagem: verde azulada.
  • Origem: sul do Arizona, leste do México e Guatemala.
  • Clima: Subtropical/temperado. Suporta seca e  geadas leves.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange