Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Piper nigrum

pimenta-do-reino, pimenta-preta

Foto de Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Esta planta trepadeira, conhecida também como pimenta-redonda, é uma das mais antigas especiarias, muito usada na culinária, em diversos países. Seu sabor forte e picante é causado pela piperina. Os frutos são globosos e pequenos, aparecem com uma tonalidade verde-escura, ficando vermelhos ao madurarem.

Foto de Vengolis, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

O comércio desta pimenta era muito frequente na Índia, de onde era trazida por mercadores muçulmanos para Itália e distribuída por venezianos e genoveses; o preço dela era muito alto, sendo utilizada como moeda. Há um relato sobre Alarico I, o Visigodo, exigindo de Roma um resgate de ouro, prata e pimenta. A procura por esta especiaria e valorizada e intensa desde os  tempos antigos, sendo uma das principais causas da expansão do império português no Oriente, 60 kg chegou a valer, na época, 52 gramas de ouro.

Foto de Vinayaraj, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Em 2020, o Vietnã foi o maior produtor e exportador mundial de pimenta preta, o Brasil, segundo colocado, consome apenas 12% na forma de grãos inteiros ou moídos, usados normalmente em patês, maionese, molhos e embutidos. Durante vários anos o consumo da pimenta-do-reino no Brasil não ultrapassou 5%, porém com a melhora da economia estimulou o aumento do consumo, principalmente na forma de embutidos. Seu cultivo é mais intenso nos estados do Pará e do Espírito Santo.

O cultivo pode ser feito em solos pobres e ácidos, precisando de suportes para escalar, como árvores, por exemplo.

Reproduz-se por semente, com a primeira frutificação após 7-8 anos.

  • Sinônimos estrangeiros: black pepper, english pepper;  (em inglês); kalimirch, hoco mirch, gulmirch, (na índia); fil fil aswad, (em árabe); poivre noir, (em francês); gruner pfeffer, (em alemão); hu jiao, (em chinês); pepe, (em italiano); pimienta negra, (em espanhol).
  • Família: Piperaceae.
  • Características: trepadeira lenhosa perene.
  • Porte: ramos com 6 metros de comprimento.
  • Fenologia: verão.
  • Cor da flor: esbranquiçada ou amarelo esverdeada, insignificante.
  • Cor da folhagem: verde-médio.
  • Origem: sul da Índia, na Costa Malabar e sudeste asiático, onde cresce nas florestas úmidas desde o nível do mar até cerca de 1200 m de altitude.
  • Clima: tropical / subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno e meia-sombra quando nova.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Boa tarde!

    Amo pimenta do reino! Gostaria muito de ter um pé, sou do Paraná, clima subtropical. Onde poderia comprar una muda?

Secured By miniOrange