Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Pistia stratiotes

alface-d’água, repolho-d’ água, repolho-do-nilo, flor-de-concha, erva-de-santa-luzia, golfo

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

Encontrada em rios, pântanos, lagos e lagoas, suas folhas são suculentas e macias, coberta por pelos finos que ajudam na flutuação, formando uma roseta. Ela flutua na água, com raízes submersas sob as folhas flutuantes, que podem medir de 2 a 15 centímetros de comprimento, com nervuras paralelas e bordas ondulantes.

Foto de Bhaskaranaidu, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Pesquisas feitas demostram que as raízes e as folhas dela absorvem metais pesados, como zinco, cromo e cádmio em águas contaminadas, assim como a proliferação de algas nocivas, sempre preferindo águas calmas, com temperaturas quentes, para seu desenvolvimento. Em muitas regiões é considerada uma espécie invasora, capaz de cobrir a superfície da água rapidamente e sufocar outras plantas aquáticas, afetando a biodiversidade.

Foto de Mokkie, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A alface-d’água pode ser usada como adubo verde, onde a planta, já seca, é cortada e incorporada diretamente ao solo. Isso ajuda a melhorar a estrutura do solo, aumentar a retenção de água e adicionar nutrientes, como nitrogênio, diretamente ao solo.

Frequentemente é associada à deusa da água Yara, acreditando que a planta seja um presente dela ao seu povo, propiciando boa sorte e prosperidade para aqueles que a cultivam. Igualmente é atribuído ao deus maia da chuva Chaac, propriedades mágicas que possam ser usadas para trazer chuva durante a estação seca em México, Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras.

A forma mais comum de reprodução é a vegetativa, através de estolões que produzem novas plantas, também se reproduz sexualmente através de sementes, embora isso seja menos comum em muitas populações naturais.

  • Sinônimos estrangeiros: lechuga de agua, repollo de agua, helecho mosquito, (em espanhol);  water lettuce, water cabbage, soldier’s plague, mosquito fern, (em inglês); laitue d’eau, chou d’eau, fougère moustique, (em francês); lattuga d’acqua, cavolo d’acqua, felce zanzara, (em italiano); wasser салат, wasserkohl, soldatenpest, mückenfarn, (em alemão); shuǐ fú lián, (em chinês); aoukisumo, (em japonês); jalkumbhi, (na Índia).
  • Família: Araceae.
  • Características: aquática flutuante.
  • Altura: 15 a 20 centímetros de altura.
  • Fenologia: ao longo do ano, com maior intensidade desde dezembro até junho.
  • Cor da flor: branca, insignificante.
  • Cor da folha: verde-clara.
  • Origem: pantropical.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange