Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Arnica Montana

Arnica 

Uma planta comum em várias regiões europeias, crescendo em solos pobres e ácidos e as vezes pantanosos em alturas de até 3.000 metros acima do nível do mar. É vista com frequência na Bélgica, Alemanha, Itália, Polônia e em algumas regiões da Suíça, sendo a França e a Romênia os grandes produtores. Nos jardins pode ser cultivada através das sementes, sendo que sua germinação é de 80%.

A arnica não era conhecida na antiguidade e foi mencionada e descrita pelo botânico e médico italiano Mattioli (1501 – 1577), editor de uma das mais afamadas coleção de receitas e as farmacopeias do século XVI. A planta é muito utilizada nas preparações homeopáticas e fitoterápicas nas áreas da medicina, como acupuntura, antroposofia, cirurgia plástica, homeopatia, ortopedia, oftalmologia, odontologia, fisioterapia, veterinária,  entre outras áreas.

Ela é um santo remédio para eliminar as manchas rochas ou hematomas, resultado de um machucado. Possui uma substância chamada quercetina, encarregada do aumento à resistência dos vasos e a irrigação sanguínea. Igualmente  é aplicada na pele, para o tratamento do acne e da furunculose, assim como para aliviar dores reumáticas, gota, picadas de insetos, para combater a oleosidade e queda excessiva dos cabelos e a tendinites. Entretanto não deve ser aplicada em feridas abertas nem consumida em formas de chá. 

  • Sinônimos estrangeiros: leopard’s bane, mountain tobacco, mountain arnica, (em inglês); arnica, arnika, dorónico de alemania, estabaco, estornudadera, flor de tabaco, hierba de las caídas, hierba de las caídas, hierba santa, tabaco, tabaco borde, tabaco de la montaña, tabaco de montaña, tabaco del diablo, talpa, talpica, yerba de las caídas, árnica, (em espanhol); tabacco di Montagna, betonica di monte, china dei poveri, (em italiano); arnica des montagnes, arnique des montagnes,  (em Francês); echte arnika, bergwohlverleih, (em alemão).
  • Família: Asteraceae.
  • Características: Herbácea.
  • Porte: 15 a 60 cm de altura.
  • Fenologia: Verão e outono.
  • Cor da flor: Amarela.
  • Cor da folhagem: Verdes.
  • Origem: Norte e centro da Europa.
  • Clima: Temperado/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno ou meia sombra.

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Pômeu caro muito obrigado!Forte abs

    • Obrigado pelo comentário, Estelle!

      Abraços