Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Estévia, a doçura vegetal!

Nome científico: Stevia Rebaudiana da família das asteraceae

A estévia é uma planta também conhecida como planta mel, devido a sua doçura nas folhas. Desde os tempos mais remotos até os dias de hoje, o açúcar é um ingrediente indispensável na alimentação do homem. A maior fonte de açúcar extraída da natureza é, há anos, derivada da cana-de-açúcar, e, ainda, em alguns países, é provinda da beterraba. No entanto, o açúcar destas plantas, contém propriedades que não são recomendadas para a Diabetes.

A Estévia, uma planta originária da região noroeste do Paraguai e distribuída no Brasil, EUA, Japan e Korea, contém substâncias, como a Esteviosina e Rebaudiosina-A, que possuem propriedades de equilibrar a insulina, além de adoçar os alimentos. O poder de adoçar chega a ser 25 vezes maior do que o açúcar convencional.

A intensificação do plantio desta erva ao redor do mundo cresceu e vem crescendo, principalmente por ser uma planta relacionada a doenças conhecidas como “doenças do século”, como a Diabetes e a Obesidade, sendo considerada um ótimo substituto para adoçantes artificiais como, Aspartame, Saccharin, Asulfamk e etc, além de ser considerado, um bio-adoçante e que, 50g de Estévia, adoça o mesmo tanto que 1kg de açúcar convencional.

Indicações terapêuticas: hipertensão arterial, azia, baixar ácido úrico, reumatismo, fadiga, depressão, insônia e emagrecimento.

É muito importante lembrar que seu uso por diabéticos sempre deve ter acompanhamento médico. Pessoas com pré-disposição hereditária a Diabetes, Diabéticos, em dietas de emagrecimento.

Conta indicações: Alguns estudos dão conta de que a Estévia é contraceptiva(pode inibir a ovulação), muito usada por índios com esta finalidade.

Formas de uso: Folhas desidratadas e moídas diluídas nos alimentos que necessitem adoçar ou diluição em água para uso como adoçante em sucos ou café.

Atenção: Toda planta medicinal contêm em sua composição elementos químicos que podem ser tóxicos. Aconselhamos acompanhamento de um médico ou de farmacêutico para estabelecer dosagem e periodicidade correta para uso desta planta.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

6 Comments

  1. onde encontro muda de estevia e o preço

    • Oi Nilce,

      Procure em algum garden de Santa Cruz do Sul. Já o preço não saberia dizer.

      Abraços

  2. alguem pode me informar onde encontrar semente ou muda de stevia

  3. Preciso encontrá-la.

    • Oi Maria de Fátima,

      Se não consegue mudas de Stevia na sua cidade o Junior Horta talvez possa enviá-lhe uma.

      Abraços