Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Fatores antinutricionais – I

Neste ano, realizaremos na Universidade de Taubaté, pesquisas sobre os fatores antinutricionais em plantas espontâneas comestíveis, pois, após verificarmos que a maioria possui consideráveis teores de nutrientes para o ser humano, é imprescindível verificar se há substâncias que prejudicam a absorção desses nutrientes ou que são tóxicas para o consumidor.

Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata)

O termo “fator antinutricional” pode ser definido como as substâncias ou os grupos de substâncias presentes em um grande número de alimentos de origem vegetal, os quais, quando em teores elevados, podem provocar reações tóxicas, interferir na biodisponibilidade ou na digestibilidade de alguns nutrientes, ou até provocar todas essas reações. Os fatores antinutricionais podem ser de ocorrência natural, nos ingredientes (endógenos), ou quando o produto sofre ação de contaminantes químicos ou biológicos (exógenos).

Nos alimentos, os fatores antinutricionais são de natureza variada e ainda são pouco conhecidos em relação à sua estrutura físico-química e os seus mecanismos de ação fisiológica. Como exemplos de compostos ou de classe de compostos já estudados, temos o oxalato de cálcio, o nitrato, o cianeto, o inibidor de tripsina, a hemaglutinina e os polifenóis.

São exemplos de fatores antinutricionais e suas respectivas ações: o consumo elevado de nitratos e a sua redução a nitritos, que desencadeiam reações e liberam substâncias tóxicas; os inibidores de tripsina, particularmente os da soja, causam diminuição da digestibilidade proteica de leguminosas que foram insuficientemente cozidas; e as hemaglutininas, que interagem com a mucosa intestinal, e causam inflamação e interferem na absorção de nutrientes por lesão da mucosa.

Texto: Marcos Roberto Furlan e Isabella Ribeiro, Acadêmica de Nutrição da UNITAU

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Olá, gostaria de informações sobre os fatores antinutricionais em folhas de ora pro nobis. E como deve ser consumido?

    • Olá Cláudia,

      Por favor, entre em contato direto com o professor Marcos Roberto Furlan, ele poderá responder suas questões, segue o contato: – 9-8357-4720 / 3287-5087.

      Abraços

Trackbacks/Pingbacks

  1. Fatores antinutricionais – II | Jardim Cor - [...] plantas, verificar a presença de fatores antinutricionais, os quais são definidos no artigo Fatores antinutricionais – I. Dieffenbachia picta…