Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Importância da flora espontânea dos quintais – quarta parte

A serralha, também denominada de chicória-amarga e serralha-branca, é uma espécie conhecida por muitos. Antes era usada com frequência na alimentação, mas, que com o tempo, foi sendo esquecida ou deixada de ser utilizada como alimento. Mesmo não mais recebendo a devida atenção pelo ser humano, ainda persiste, felizmente, em nossos quintais. Apesar de não ser nativa, no Brasil ocorre nas lavouras, nos quintais e até nas calçadas, demonstrando o quanto é resistente e de fácil cultivo.

Além do uso como alimento, é uma espécie que atrai pulgões e, consequentemente, também as joaninhas, as quais são inimigos naturais desses e de outros insetos. Também pode ser utilizada na alimentação animal, pois é bem aceita pelo gado.

O nome científico da serralha é Sonchus oleraceus L, que se propaga facilmente por sementes, fato que lhe garante a sua sobrevivência nos mais versos locais. Quando o solo é rico em matéria orgânica e bem arejado, cresce em abundância, e com melhores qualidades nutricionais.

Para ser consumida, é considerada de melhor sabor antes do florescimento, mas algumas pessoas consomem também as suas flores. É comum ser cozida juntamente com o feijão, o que, segundo alguns, facilita a digestão.

Como medicinal, tem tido algumas referências no tratamento do vitiligo, ainda não comprovado cientificamente, tanto na forma de consumo in natura, quanto aplicada em compressas ou em emplastro sobre a área com sintomas de vitiligo. Outros usos populares são: digestiva e diurética; e recomendada para tratar cistites, feridas, escaras, úlcera varicosa e falta de apetite.

Algumas pesquisas revelaram resultados, como, por exemplo, que a serralha possui atividade antioxidante, altos valores pró-vitamínicos A, quando comparadas às folhas de salsão e hortelã. Nas pesquisas que realizamos, relacionadas com a qualidade nutricional de plantas espontâneas, comprovamos que a serralha é uma boa fonte de ácido ascórbico e de sais minerais.

Texto: Marcos Roberto Furlan e colaboração da farmacêutica Giany Margareth de Cassia Thomazin.

Fonte da foto: Link: www.pt.wikipedia.org

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. bom dia Furlan

    Sou Marilda moro em Porto Alegre e tenho um problema de saude chamando Vitiligo, em pesquisas na internet descobri uma planta de nome: Sonchus oleraceus L. – SERRALHA, que atua na possível melhora deste problema. Estou procurando a um bom tempo e não acho em lugar nenhum, nem a planta para a comercialização nem sementes. Num dos site que pesquisei achei seu nome e pensei na possibilidade de você ajudar-me indicando um possível caminho caminho para encontra-la

    obrigado
    Marilda Mafaldo

    • Oi, Marilda!

      Respondi por e-mail, conforme sua solicitação, a sua dúvida.

      Att,
      Furlan