Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Importância da flora espontânea dos quintais – terceira parte

Um nome popular de planta bem conhecido no meio rural é o caruru, ou bredo, comum no Norte e no Nordeste. Plantas que recebem este nome, geralmente, indicam solo rico em matéria orgânica, sendo consumidas como alimento, tanto por seres humanos, quanto por animais. Outro uso não conhecido por muitos, mas que aprendemos com as comunidades, é que essa planta atrai muitos besouros “pragas”. Dizem que, quando retiramos os carurus, esses insetos, por não terem mais o alimento, acabam atacando as plantas cultivadas.

Na publicação Flora Brasiliensis, de Carl Friedrich Philipp Von Martius, concluída em 1868, os carurus já eram citados. Os índios faziam o consumo da planta refogada, que era servida para acompanhar as carnes de caça ou de peixes, enquanto os escravos caprichavam no tempero. Na culinária atual, é mais consumido no Norte e no Nordeste, fazendo parte de alguns pratos típicos, como no “efó da Bahia”.

Com relação aos aspectos nutricionais, os carurus são valorizados em função dos altos teores de lisina (aminoácido) e de ferro, mas a presença de oxalato de cálcio, que pode gerar cálculos renais, exige que seja consumido em pequenas quantidades. Se bem que, para causar algum problema, o uso seria contínuo e em grandes quantidades.

Aliás, iremos fazer, na Universidade de Taubaté, uma pesquisa para quantificar e comparar os teores de oxalato de cálcio do caruru (Amaranthus retroflexus ou do A. viridis) com os de outras hortaliças.

É importante ressaltar, que, quando alguém cita o caruru, ele poderá estar se referindo a uma das seguintes espécies: Amaranthus hibridus L. (foto 1), Amaranthus lividus L., Amaranthus spinosus L., Amaranthus retroflexus L. (foto 2), Amarantuhs viridis L. (foto 3), e que nem todos podem ser consumidos.

Não comum no Brasil, há o Amaranthus hypochondriacus, que pode gerar um produto semelhante à pipoca.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Nas fotos anteriores estão os mais utilizados nas refeições.

Fonte das fotos:

Foto 1: 

http://www.missouriplants.com/Greenalt/Amaranthus_hybridus_page.html

Foto  2: 

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Amaranthus_retroflexus_full1.jpg

Foto 3: 

http://www.agrolink.com.br/agricultura/problemas/busca/caruru-comum_55.html

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.