Petiveria alliacea
guiné, erva-de-alho, erva-de-tipi, raiz-de-congo, cagambá, rabo-de-gambá, mucurá-caá, pipi, embayayendo, occoembo

Foto de Billjones94, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Esta planta é muito popular na medicina, usada como antiespasmódica, diurética, estimulante, emenagoga e sudorifica. Os caboclos a utilizam como anestesiante aproveitando a raiz para acalmar a dor de dente. No uso externo, as folhas amassadas, são empregadas em cataplasmas, para cefaleias, dores reumáticas e também são usadas como inseticida.

Foto de Takiwasi , CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O guiné foi levado a África na segunda metade do século XIX pelos nativos que conseguiam se libertar e retornar a pátria de origem. Nos rituais afro-brasileiros lhe são atribuídos poderes mágicos, afastando mau-olhado, quebranto e maus espíritos. No ponto de abertura em terreiros de umbanda se diz:
“Defuma com as ervas de jurema,
Defuma com arruda e guiné,
Benjoim, alecrim e alfazema,
Vamos defumar filhos-de-fé.”

Foto de Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Deve ser cultivada em solos bem drenados, suportando a baixa fertilidade, tanto em canteiros como em vasos e jardineiras, mas atenção, as informações dadas são de interesse didático, apenas. Antes de consumir qualquer parte desta planta consulte seu médico ou seu fitoterapeuta.
O termo Petiveria foi dedicado ao botânico, entomologista e farmacêutico, britânico James Petiver (1663 -1718). O epíteto específico alliacea vem de allium, devido ao cheiro de alho que exala.
- Sinônimos estrangeiros: guinea henweed, (em inglês); mapurita, anamu, raiz de pipi, zorrillo, hierba-de-la-gallina, apazoto de zorro, (em espanhol)); arada, verveine puante, douvan douvan, radié pian, douvan nèg, (em francês); knoblauchstrauch, (em alemão); erba mistica dal Perù, (em italiano).
- Família: Phytolaccaceae.
- Características: herbácea perene.
- Porte: 50 a 80 centímetros de altura.
- Fenologia: verão.
- Cor da flor: branca.
- Cor da folhagem: verde escura.
- Origem: América Tropical, Caribe.
- Clima: tropical/subtropical. Não suporta geadas.
- Luminosidade: sol pleno, meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.