Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Peumus boldus

boldo-do-chile, boldo-verdadeiro 

O boldo é uma árvore de porte médio, raramente ultrapassando os 12 metros de altura; de crescimento muito lento, leva várias dezenas de anos até alcançar um porte definitivo. Geralmente é encontrado como um arbusto ou uma pequena arvoreta. Arqueólogos acharam, no sítio arqueológico de Monte Verde, no sul do Chile, restos de folhas dele, usados por humanos há cerca de 14.500 anos. Esta área está localizado um pouco mais ao sul de sua área de distribuição atual e acredita-se que naquele tempo, o fim da última glaciação, seu limite estava ainda mais distante, de modo que as folhas teriam chegado ao local através da troca com outros grupos. 

Isto demostra que as propriedades fitoterápicas de suas folhas eram conhecidas pelas comunidades indígenas sul-americanas, que habitavam os Andes chilenos, tornando-se conhecidas mundialmente a partir da colonização europeia na América do Sul. É interessante destacar seu valor paisagístico em áreas de poucas chuvas e baixa umidade ambiental, onde o solo é arenoso e pobre nutricionalmente. As flores atraem borboletas e abelhas e as folhas, misturadas com erva mate, são consumidas no Chile, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, também seu aroma é mais agradável que o boldo de jardim.   

O boldo traz benefícios principalmente para o fígado, especialmente no tratamento dos suores frios, intestino preso e dores de cabeça. Bebido em forma de chá, antes das refeições, ajuda a digerir melhor alimentos gordurosos. Entretanto o chá não deve ser bebido por aqueles que tem problemas inflamatórios no pâncreas e nas vias biliares, assim como os que padecem de cálculos biliares e hepatite. Tampouco é indicado para as gestantes, já que o boldo pode criar problemas na formação do bebê, especialmente nos primeiros três meses de vida. 

  • Sinônimos estrangeiros: boldu, boldus, boldo, (em inglês); boldo, (em espanhol); boldo, (em italiano);boldo, (em Francês).
  • Família: Monimiaceae.
  • Características: Árvore.
  • Porte: 7 a 12 metros de altura.
  • Fenologia: Agosto e setembro.
  • Cor da flor: Branca.
  • Cor da folhagem: Verde- acinzentada.
  • Origem: Norte do Chile.
  • Clima: Temperado, suporta frio intenso.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. O boldo de jardim tem as mesmas características terapêuticas do Boldo do Chile?