Phyllanthus niruri
quebra-pedra, erva-pombinha, erva-de-bombinha, arrebenta-pedra, erva-de-quebrante
A quebra-pedra é conhecida por suas propriedades diuréticas e de combate aos cálculos renais, o que significa que pode ajudar a aumentar a produção de urina e, assim, promover a eliminação de toxinas do corpo. É uma erva ereta, com caule fininho e folhas oblongas, pilosas, latescentes e assimétricas, com até um centímetro de comprimento. As flores pequenas são unissexuais, dispostas na parte inferior dos ramos. Ela surge espontaneamente, principalmente em locais úmidos e sombreados.
Para coletar as sementes, espere até que as cápsulas marrons estejam secas e se abram, elas preferem um solo úmido e bem drenado. Germinam em cerca de 10 a 14 dias e quando as mudas tiverem algumas folhas podem ser transplantadas para seus locais definitivos.
- Sinônimos estrangeiros: stonebreaker, (em inglês) barbe de Saint Antoine, feuille d’andalousie, (em francês); erba rompisassi, (em italiano); rompepiedras, (em espanhol); steinklee, (em alemão); yè xià zhū, (em chinês); tsukubaneutsuki, (em japonês); bhūmiāṁvalā, (na Índia); kāsir al-ḥijārah, (em árabe).
- Família: Phyllanthaceae.
- Características: herbácea perene.
- Porte: 30 a 50 centímetros de altura.
- Fenologia: todo o ano, com maior intensidade entre os meses de abril e setembro.
- Cor da flor: amarela esverdeada.
- Cor da folhagem: verde-claro quando novas, verde escuro quando maduras.
- Origem: Amazônia, Sudeste da Ásia, Sul da Índia e China.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: meia-sombra, sol matutino.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.