Plantago major
tanchagem, tansagem, transagem, taiova, orelha de veado, tanchá, lingua-de-vaca, 7 nervos
Atualmente é uma espécie cosmopolita, sendo considerada no sul do Brasil como planta daninha. Pode ser cultivada ou silvestre, adaptando-se melhor aos solos úmidos. Suas folhas lanceoladas que crescem em uma roseta basal, tem 5 a 20 cm de comprimento x 4 a 9 cm de largura e são usadas na medicina popular como cicatrizante de feridas e também para tratar algumas doenças de pele assim como para alívio de dores e infecções. Muito usada para proteger a garganta e as cordas vocais, possui uma ação antitussígena e antibiótica natural, podendo ser usada como um excelente xarope para a tosse. Também essas folhas são comestíveis e podem ser consumidas cruas em saladas quando novas ou cozidas sendo mais velhas em sopas ou refogados. Elas são uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras.
No Candomblé é considerada sagrada e na Umbanda é usada para equilibrar as emoções, sentimentos e para limpeza energética das pessoas e de ambientes por meio de banhos, defumações e sacudimentos.
Pode ser multiplicada pelas sementes, entretanto, por serem muito pequenas, não devem ser enterradas, mas sim peneirando um pouco do substrato por cima delas.
- Sinônimos estrangeiros: broad-leaf plantain, broad leaved plantain, cart-track-plant, great plantain, white-man’s-foot, (em inglês); llantén, siete venas, (em espanhol); centonchio, (em italiano); herbe à cinq côtes, (em francês); breitwegerich, (em alemão); da che qian, (em chinês); ōbako, (em japonês); lisān al-ḥamal, (em árabe); lashon ha-parah, (em hebraico); puṭkī, (na Índia).
- Família: Plantaginaceae.
- Características: herbácea perene ou anual.
- Porte: 20 a 30 centímetros de altura.
- Fenologia: verão, entre dezembro e março.
- Cor da flor: de verde a marrom.
- Cor da folhagem: verde.
- Origem: Europa.
- Clima: temperado/subtropical/tropical.
- Luminosidade: sol pleno ou meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.