Platanus × hispanica
plátano-comum, plátano-híbrido, plátano-europeu, plátano-de-londres

Foto de böhringer friedrich, CC BY-SA 3.0 AT, via Wikimedia Commons
Esta árvore, de copa frondosa, suporta bem a poluição atmosférica da cidade e suas raízes compactas a indica para a formação de alamedas em ruas e estradas urbanas. Suporta bem os ventos e é mais resistente ao frio invernal do que o Platanus orientalis. Entretanto deve-se considerar que as folhas novas e as sementes libertam pelos curtos que são irritantes quando inalados, provocando alergias e problemas respiratórios às pessoas com problemas respiratórios e asma. O tronco tem tons esbranquiçados, cinzentos, castanhos e esverdeados, sendo grosso e reto, com cascas que se descamam em placas grandes, de maneira irregular e suas raízes vigorosas, precisam de solos profundos para se desenvolver bem.

Foto de Opuntia, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O médico Hipócrates (460 a.C. – 370 a.C.) lecionava a seus discípulos sob a copa de um plátano, na ilha de Cós, no Mar Egeu. Sua origem procede do cruzamento do Platanus occidentalis, nativo nos Estados Unidos e Norte do México e o Platanus orientalis que cresce de forma natural em Grécia, Bulgária, Eslovênia, Croácia, Servia e Albânia.
As sementes são colhidas em julho ou agosto e semeadas imediatamente, germinando de maneira aceitável, sem a necessidade de tratamentos prévios.

Foto de Speifensender, Public domain, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: plátano-de-sombra, plátano de paseo, (em espanhol); london plane, (em inglês); platane commun, platane à feuilles d’érable, (em francês); platano ibrido, platano comune, (em italiano).
- Família: Platanaceae.
- Características: árvore decídua.
- Porte: 20 a 30 metros de altura.
- Fenologia: primavera.
- Cor da flor: creme esverdeada. Sem importância.
- Cor da folhagem: verde clara.
- Origem: híbrido.
- Clima: Temperado/Subtropical. Tolerante a geadas.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.