Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Platycerium bifurcatum

Chifre-de-veado

Há mais ou menos dez gêneros de chifres-de-veado, mas este é mais cultivado, talvez por suportar temperaturas baixas no inverno. Desabrocha nos troncos e ramos das árvores ou em troncos caídos, protegido da luz solar direta, obtendo umidade e nutrientes do ar, da chuva ou dos resíduos orgânicos concentrados ao seu redor.

Platycerium deriva do grego platys que significa “plano” e ceras que significa “chifre”, referindo-se à forma das folhas e bifurcatum expressa bifurcar-se em dois ramos, referindo-se à forma das folhas.

Esta singular samambaia tem um polvilho cinzento cobrindo as folhas, que o protege dos fungos, portanto não deve ser retirado, tocado com os dedos ou molhado com água tratada. Não requer adubações específicas, mas cascas de banana bem picadinhas, introduzidos no substrato, servirão como fertilizante adequado para esta samambaia, também pode alimentá-la com um fertilizante de algas marinhas, como o Forth Enraizador, mas use apenas na metade da dosagem recomendada porque elas não gostam de fertilizantes artificiais, podendo queimar as folhas.

Enfim, uma planta magnífica para embelezar troncos de árvores, junto com Ripsalis e orquídeas, no seu projeto paisagístico.

  • Sinônimos estrangeiros: Elkhorn fern, staghorn fern, (em inglês); helecho cuerno de alce, helecho a ustraliano, platicerio, cuerno de alce, cacho venado, (em espanhol); corne d’élan, corne de cerf, (em francês); felce a corna di cervo, (em italiano); geweihfarn, (em alemão).
  • Família: Polypodiaceae.
  • Características: Herbácea epífita, perene.
  • Porte: Atinge mais de 1 metro de altura e 1,50 metros de largura.
  • Cor da folhagem: Verde-acinzentado.
  • Origem: Java, Nova Guiné, Nova Gales do Sul, Queensland e Ilha de Lord Howe.
  • Clima: Tropical/subtropical.
  • Luminosidade: Meia-sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange