Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Plumbago auriculata

Bela-emília, jasmim-azul, plumbago

Seu cultivo é muito fácil, sendo adequada para circunstancias onde não haja manutenção, mesmo suportando longas estiagens, mas sempre a pleno sol para que sua florada seja abundante. Tampouco é suscetível a pragas ou doenças fúngicas. Por ser muito ramificada pode ser tutorada como trepadeira, apoiada em colunas e formando lindas coberturas em pergolados.

Pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, já que não é exigente em termos de fertilidade, apenas é conveniente podas anuais após a floração. O plumbago é visitado por borboletas. O nome  Plumbago  é derivado do  plumbum, que  significa chumbo, referindo-se a uma suposta cura para o envenenamento por chumbo e auriculata  significa em forma de orelha e refere-se à base da folha.

É interessante, desde o ponto de vista paisagístico,  quando plantada sobre um muro de contenção, possibilitando que seus ramos debrucem em cascata, com abundante floração.

  • Sinônimos estrangeiros: blue plumbago, cape plumbago, cape leadwort, (em inglês); jazmín del cielo, (em espanhol); plombago auriculé, dentelaire du cap, pervenche à fleurs bleues, (em francês); umbophe, umasheleshele, (em zulu); blousyselbos, (em africâner).
  • Família: Plumbaginaceae;
  • Características: Arbusto ramificado, por vezes escandente.
  • Porte: 2 a 3 metros de altura;
  • Fenologia: Ano todo;
  • Cor da flor: Azul claro. Há variedades brancas e com o azul mais intenso.
  • Cor da folhagem: Verde.
  • Origem: Moçambique e África do Sul.
  • Clima: Temperado/subtropical.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

5 Comments

  1. Bom dia!!
    Uma consulta!!
    O plumbago atrai abelhas sem ferrão?
    Estamos fazendo um jardim em uma praça pública e queremos atrair abelhas para colmeias.
    O senhor pode sugerir. A região é muito quente..Fizemos um Pergolado de bambu . Gostaríamos de flores tons lilás e pink. Obrigada.

    • Boa tarde Zeide,

      Sim, o Plumbago é melífero. Para atrair abelhas sem ferrão, cobrindo esse pergolado, estas são as melhores trepadeiras, que florescem bem em regiões quentes:

      Antigonon leptopus – amor-agarradinho;
      Pyrostegia venusta – cipó-são-joão;
      Arrabidaea agnus-castus – cipó-de-são-sebastião;
      Ipomoea purpurea – glória-da-manhã. (FOTO)

      Abraços

  2. Olá, tudo bom?
    Gostaria de ajuda. Fiz um canteiro rente ao muro com 30centímetros de altura. A princípio ia plantar ixória mais depois fiquei na dúvida entre a Bela Emília , a azulzinha e a ixória. Poderia me ajudar nessa decisão?

    • Olá Andréa,

      Acho que a bela-emília é uma opção mais apropriada, já que ela é mais rústica do que a ixora e a azulzinha. Também a florada é mais abundante.

      Abraços

  3. Olá, tudo bom?
    Gostaria de ajuda. Fiz um canteiro rente aí muro com 39 centímetros de altura. A princípio ia plantar ixória mais depois fiquei na dúvida entre a Bela Emília , a azulzinha e a ixória. Poderia me ajudar nessa decisão?

Secured By miniOrange