Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Plumeria pudica

jasmim do caribe, frangipane-branco, buquê de noiva

A primeira vez que vi esta planta foi em Manaus e fiquei encantado com as flores brancas, contrastando com o verde escuro e brilhante das folhas. Depois a encontrei de novo em Recife, em Maceió e em outras cidades do Nordeste. Na região Sudeste e Sul é praticamente desconhecida, mas não vai demorar em se tornar frequente nos jardins. São muitas suas vantagens: floresce praticamente o ano todo, desde que receba bastante sol, cresce rápido, suporta a seca, não é atacada por pragas e doenças, dispensa adubações e pode ser cultivada em solos pobres, desde que bem drenados. Outra de suas qualidades é que, por ter uma forma colunar, não ocupa espaço, podendo ser cultivada em espaços estreitos, como corredores laterais. É um arbusto que forma normalmente um ou dois troncos finos ramificando desde a base, criando uma fronde compacta, transformando-a em espécie ideal para cercas. Quando plantada em vasos, pode ser podada para adquirir uma forma mais arredondada.

Em 2007 ganhou o prêmio da Planta do Ano, em uma exposição em Fort Lauderdale – USA, tornando-se uma verdadeira estrela no paisagismo da Flórida e do Caribe.

Mito parecida com o jasmim-manga, mas bem menor, sua multiplicação é facilitada quando feita por estacas, com uma polegada de diâmetro e 10 centímetros de comprimento. Aconselho que essas estacas descansem um par de dias, na sombra, para enxugar a seiva leitosa que possuem, antes de plantá-las.

  • Sinônimos estrangeiros: white frangipani, bridal bouquet, (em inglês); frangipanier pudique, bouquet de mariée (em francês); pomelia, frangipani, (em italiano); caracucha, frangipani , jasmim de Venezuela (em espanhol);
  • Família: Apocynaceae;
  • Características: arbusto;
  • Porte: 2 a 4 m de altura e largura de 1,50 a 2,00 m;
  • Fenologia: Primavera, verão, até o fim do outono, nas regiões de clima quente;
  • Cor da flor: Branco intenso, com o centro amarelo;
  • Cor da folhagem: Verde escuro e brilhante;
  • Origem: Colômbia, Venezuela, Panamá, Curaçao;
  • Clima: Tropical, Subtropical;
  • Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

103 Comments

  1. Bom dia Sr. Raul Cânovas!

    Tenho 2 mudinhas em vasos que fiz de um arbusto que fiquei apaixonada ao ver suas flores. Mas, de onde retirei as estacas, ninguém soube me dizer o nome da planta. Bem, fazendo uma pesquisa na internet encontrei seu site, acho que poderia ser a plumeria pudica… Gostaria se possível, através das fotos que lhe envio, o Sr. poderia identificar se é realmente a pudica. Caso sim, o Sr. poderia dar-me uma ajuda quanto ao crescimento. O que posso fazer para acontecer o crescimento lateral. Desde já agradeço a atenção. Fico no aguardo. Grande Abraço.
    Valdirene

    • vai a foto

    • bom dia Valdirene,

      Sim, aparentemente é uma Plumeria pudica e para estimular as brotações laterais corte a gema apical que brota no ápice do caule. Desse modo a planta soltará rebentos secundários.

      Abraços

  2. Boa tarde

    TEnho uma planta destas em um vaso. Só que ela cresceu e ficou com um pescoço enorme, quero trocar o vaso e gostaria que ela ficasse mais cheia.

    Posso podar? como?

    por favor me responda

    soniaballan@gmail.com

    • Boa tarde Sonia,

      A poda deve ser feita suprimindo as brotações dos ramos terminais, dessa maneira ela irá encorpar.

      Abraços

  3. Bom dia! Conheci esse arbusto em Natal, RN. Raul Canoas é ótimo.!

    • Olá Marta,

      Que surpresa boa receber esse comentário seu. Tudo bem com você?

      Grande abraço!

  4. Quando plantar o galho devo deixar no sol ou não tem?

  5. Esqueci também de perguntar pode ser plantado em terra vegetal no vaso?

  6. Boa noite não estou conseguindo fazer muda do jasmim do caribe, os galhos que cortei plantei ficou oco, muito molhado e morreu. E também não sei se deve pegar sol e molhar todo dia. Não sei se é um copo de água, meio.

    • Boa tarde Elaine,

      As estacas do jasmim do caribe enraízam facilmente e em aproximadamente 20 dias soltarão brotos novos.
      Faça o seguinte:

      – Corte estacas de 30 centímetros;
      – Deixe-as em um local protegido do sol por 3 dias;
      – Enterre-as deixando para fora ¾ partes em solo arenoso,
      – Quando soltarem brotações transplante as mudas para vasos que devem ir para um local que recebam pouca luz solar durante 2 semanas;
      – Após esse período devem ficar em contato com o sol pleno e plantadas em um solo muito bem drenado;
      – Regue-as moderadamente.

      Abraços

  7. OLá! Tenho duas dessas, mas elas estão sem folhas no caule, estão tipo um ramo comprido com folhas somente em cima e algumas flores, o que faço?

    • Olá Tereza,

      Suas mudas precisam de mais sol, poucas regas, solo bem drenado e uma adubação com torta de mamona.

      Fazendo isto melhorarão.

      Abraços

  8. Sabe se a Buguê de noiva aceita poda “drástica” porque quero plantar em um Jardim e quero manter ela a no máximo 160cm de altura.

    • Olá Rafael,

      O buquê-de-noiva (Spirea cantoniensis) tem ramos longos e curvados, alcançando, no máximo, 1,80 de altura quando cultivado em climas temperados. Normalmente a floração ocorre na primavera e início do verão, podendo ser podado agora deixando a planta com 80 centímetros de altura.

      Abraços

  9. Estou plantando as estacas e elas estão apodrecendo. Porque será?

    • Simoni,

      As estacas devem ser plantadas em um solo arenoso, isto é muito bem drenado. As regas em demasia prejudicam essa espécie.

      Abraços

  10. Eu tenho em um vaso, trouxe a muda de Maceió, faz uns 4 anos e nunca floriu, Porque?

    • Oi Marcia,

      Para florescer é fundamental que reciba, no mínimo, 5 horas de sol diariamente. O solo deve ser enxuto e não deve receber adubos nitrogenados (esterco, ureia, salitre do chile, torta de mamona, etc.). A farinha de ossos é um estimulante da floração.

      Abraços

  11. Gistaria de saber se o Jasmim do Caribe e Jasmim Manga não entram e arrebentam canos de água e esgoto….quero planta-los em jardineiras q tem próximo canos de água de saída dos banheiros.

    • Marcia,

      O jasmim-do-caribe (Plumeria pudica) é um arbusto que não oferece prejuízos aos encanamentos, mas o jasmim-manga (Plumeria rubra) é uma árvore e embora suas raízes sejam pouco invasivas, não se adapta bem em jardineiras, dado seu crescimento que pode alcançar mais de 6 metros de altura.

      Abraços

  12. consegui duas mudas desta planta , e eu e minha esposa estamos encantados com a beleza da mesma, muitas flores , fácil adaptação .Porém a minha pergunta é a seguinta: existe alguma técnica específica de podagem para que os arbustos não fiquem com porte muito exagerado.

    • Sim Valdecir,

      Para manter um porte condensado e menor, suprima as brotações apicais, isto é, corte as folhas que despontam nas extremidades dos ramos.

      Abraços

  13. O que fazer para cultivar essa linda planta aqui no Sul, por causa das geadas fortes morrem…será que consigo em vaso? no inverno posso por em uma espécie de estufa ou dentro de casa , será que dá? Plumeria pudica

    • Oi lenalima,

      Pode tentar, mas é difícil já que precisa de sol pleno.

      Abraços

  14. Boa tarde, tudo bem, Senhor Raul?

    Por favor, gostaria de saber se a raiz da plumeria pudica é profunda? Tenho uma muda perto da piscina e estou com receio de que ela possa quebrar a calcada ou prejudicar alguns canos e fiação da piscina. Pelo que vejo o caule é fragil e como não foi necessário colocá-la com muita profundidade. Adoro o local knde ela está, mas preocupada ao mesmo tempi. O que o Senhor poderia me orietar? Desde já agradeço agentileza.

    • Olá Vani,

      Fique tranquila, a Plumeria pudica não possui raízes profundas.

      Abraços

  15. Oi, eu tenho 4 pés dessa planta. 1 dos pés, o maior deles estava normal ontem, mas hoje amanheceu com as folhas todas amarelas, o menorzinho está com metade das folhas amarelas também e os outros dois estão normais. Não sei o que fazer.

    • Oi Alciane,

      Será que algum cachorro fez xixi junto à muda? Difícil estar bem e de um dia para o outro amanhecer com folhas amarelas.

      Abraços

  16. Ganhei uma muda, sendo uma estaca sem folhas, uma estaca com folhagens haviam alguns brotos de flor que ficaram pretos…
    Deixei por 3 dias em descanso, depois plantei em um vaso com terra. As folhas estavam bonitas. Coloquei no sol no primeiro dia, mas elas deram uma murchada, então deixei na sombra, reguei 1x na semana e mesmo assim, estou achando a folhagem murcha, algumas folhas amarelaram e os brotos de flores ficaram pretinhos….
    Como devo proceder? Devem ficar no sol direto?Na sombra?Meia luz?
    O que fazer?

    • Oi Lua,

      Sua muda precisa de sol pleno e pouquíssima água. Caso contrário pode apodrecer.

      Para recupera-la estimule uma melhor drenagem adicionando areia à terra do vaso, retire as folhas murchas e deixe-a no sol.

      Abraços

      • Oi, tenho 4 pés dessa planta, porém o maior dos pés que está atualmente com um metro e 60 centímetros de altura está normal ontem mas hoje amanheceu com as folhas que eram bem verdes todas amareladas, não entendo o que aconteceu. Peço ajuda. As menores estão normais. Elas ficam todas próximas.

  17. estive no rgn e conheci a planta veo de noiva jasmim do caribe gostaria de obter duas muda como devo fazer

    • Olá Carlos,

      Como comento no texto acima: “sua multiplicação é facilitada quando feita por estacas, com uma polegada de diâmetro e 10 centímetros de comprimento. Aconselho que essas estacas descansem um par de dias, na sombra, para enxugar a seiva leitosa que possuem, antes de plantá-las.”

      Mas se quiser comprar mudas dela entre em contato com a Floricultura Campineira – Sr. Nuto, Guilherme, em Barão Geraldo SP – (19) 3289-1131 http://www.floriculturacampineira.com.br/floricultura_contato.asp

      Abraços

  18. Olá, poderia confirmar se a planta da foto é a plumeria. Ganhei um galho é não tinha achado o nome dela, hj já tenho varias mudas pelo meu quintal, minha maior tem uns 3 metros de altura

  19. Parabéns pela excelente matéria, clara e direta.

  20. meu pé de jasmim manga apos 4 anos cairam quase todas as folhas,
    que devo fazer para recupera-los. obrigado pela atenção.

    • Olá Juarez,

      Antes de lhe dar uma receita para revitalizar sua árvore, precisaria saber o motivo dessa queda de folhas. O jasmim-manga desnuda sua copa anualmente no inverno e brota na primavera.

      – Verifique se o terreno está muito encharcado;
      – Se não aplicou adubos exageradamente;
      – Se nota a presença de insetos ou manchas que indiquem fungos, como a ferrugem.

      Abraços