Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Plumeria rubra

jasmim-manga, frangipane, árvore-pagode, plumélia

Acho que a mais popular, entre as trezentas variedades, é a branca com uma tonalidade amarela no centro. Isto fez dela um símbolo sagrado em épocas pré-colombianas, quando era ligada ao guerreiro do sol, conclamando o amadurecimento das espigas de milho por toda Centro América, onde hoje é conhecida popularmente como frangipán, em homenagem ao marquês italiano que sintetizou pela primeira vez a essência de seu aroma. Os astecas e maias usavam as flores como “ponte” para comunicar-se com os antepassados e atualmente é a flor nacional da Nicarágua. Mas essa conotação é muito parecida na Indonésia e na Tailândia, onde é usada nos jardins dos templos budistas e hinduístas. Em Bali, é costume vender nos mercados sacos repletos de pétalas utilizadas em cima das camas dos hotéis, como enfeites carinhosos e sensuais e no Taiti, Havaí, Samoa, Fiji e outras ilhas do Pacífico, as flores são aproveitadas para fazer colares, mas quando uma mulher polinésia se enfeita com uma delas na orelha direita, fica sobre entendido que é solteira; se colocada na esquerda é casada.

Seu tronco e seus caules são robustos, destacando-se na época que perde as folhas de modo singular, ao ponto que lembro um comentário de Roberto Burle Marx, que exaltava sua estética exatamente nos meses de frio, quando sua copa ficava completamente nua. Ele dizia que o jasmim-manga luzia mais mostrando sua estrutura de forma excêntrica e invulgar nos invernos tropicais. No entanto, suas flores são lindíssimas e mais perfumadas de noite, quando atraem a mariposa-esfinge que as poliniza apesar de não ter néctar, fazendo com que perambulem de flor em flor à procura dessa secreção adocicada que nunca irão encontrar…coisas da natureza.

Aconselho que os paisagistas as incluam nos jardins, desde que o solo seja bem drenado e contemplando seu aspecto cenográfico, que pode ser ressaltado quando criados grupos com vários indivíduos.

  • Sinônimos estrangeiros: Frangipani, temple tree (em inglês); frangipan, flor blanca, flor de mayo, sacuanjoche, juche, cacalosúchitl (em espanhol); champa, chafa (em India); melia (em Havaí); gaai daan fa (na China) araliya (em Sri Lanka); calachuchi (em tagalog).
  • Família: Apocynaceae.
  • Características: Árvore caducifólia.
  • Porte: 5 a 9 m de altura.
  • Fenologia: Inverno/primavera/verão.
  • Cor da flor: Vermelha, vinho, rósea, branca e bicolores.
  • Cor da folhagem: Verde escura.
  • Origem: América Central, México, Caribe, Nova Zelândia.
  • Clima: Tropical/subtropical.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

18 Comments

  1. Ganhei três mudas de Jasmim Manga, uma de cor Branca, outra de cor vermelha e outra de cor Rosa, plantadas em vasos esperando um conseguir abrir um espaço no meu quintal pois estava com muito material para obra,ficaram uns três anos davam flores e nunca tiveram esse fungo ferrugem, consegui um espaço esse ano bem no centro do quintal abri um buraco e plantei as três no mesmo buraco, abranca desenvolveu bastante apesar do fungo, deu um cacho de flores e só um tronco pois um outro galho que ele se dividia quebrou quando passei para o chão, nasceu outro galho abaixo do que quebrou, ela está com 1 metro e 70 por 07 de diâmetro e o galho com 1 metro por 05 de diâmetro.As outras duas estão uma com 1 metro e a outra com 0,70 centímetros e esse ano não deram flores.Gostaria de saber se fiz mal em planta-las juntos?

    • Gloria,

      Não vejo problemas em cultiva-las formando um único grupo. O excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente
      na primavera e nas regiões baixas, favorece a ferrugem, que surge com manchas amarelo-alaranjadas ou marrom-avermelhadas
      na face inferior das folhas. Segue-se o aparecimento de pústulas, geralmente, de cor alaranjada.

      Faça pulverizações com sulfato de cobre e/ou enxofre, para controlar esse fungo.

      Abraços

  2. Caro sr. Raul li sua resposta para Ana(02/07/2017 ao problema de fungo e fiquei com dúvida(sou totalmente leiga!) sobre a aplicação do forth cobre… Devo aplicar por três dias seguidos a cada 30 dias ou por 1 vez a cada 10 dias?
    mui grata
    Ândrea

    • Boa tarde Ândrea,

      O excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente
      na primavera, favorece a ferrugem, que surge com manchas amarelo-alaranjadas na face inferior das folhas. Segue-se o aparecimento de pústulas, geralmente, de cor alaranjada. Evite de molhar as folhas e pulverize com Forth Cobre 3 vezes, a cada 10 dias.

      Abraços

  3. Olá!
    Fazem três meses que plantei uma árvore jasmim manga em meu jardim. As folhas caíram, as brotações de folhas pausaram o desenvolvimento, há dias os pequenos brotos de folhas não apresentam evoluções, como também, o caule está mole. Poderia me ajudar?

    • Posso sim, Tatiani,

      Sua muda apresenta deficiência de cálcio. Adube-a com 1 kg de calcário dolomítico e 1 kg de farinha de ossos. Ela irá melhorar.

      Abraços

  4. Bom dia! Gostaria de uma foto dessa árvore. Só vejo foto da flor. Pretendo conseguir um muda. Ela é maravilhosa!

    • Boa tarde,

      Segue a foto da Plumeria rubra.

      Abraços

  5. Olá Raul.
    Parabéns pelo seu trabalho impecável de sempre.

    Gostaria de saber, antes de plantar o JASMIM MANGA, da veracidade que terei problemas com lagartas…

    Mito obrigada pela oportunidade!

    Ab,
    Leila Aoun

    • Obrigado Leila!

      O jasmim-manga atrai uma mariposa, a Pseudosphinx tetrio e cada lagarta que resultará em uma mariposa pode consumir dois ou três folhas por dia e se não tiver folhas disponíveis, no inverno, pode atacar o caule. Porém isto nunca causa a morte da árvore. Essas lagartas são grandes e facilmente notáveis, podendo ser controladas simplesmente arrancando-as da árvore. Também são eliminadas com Dimypel, um lagarticida biológico e biodegradável, inofensivo às pessoas.

      Pode plantá-lo, é uma árvore linda!

      Abraços

  6. Raul, tenho uma árvore dessa em casa mas as folhas estão tomadas por um fungo amarelado. Já tentei diversos fungicidas mas sem sucesso. É normal essa infestação por fungos? Tem algum conselho para tornar a planta saudável novamente?

    • Ana,

      Essa ferrugem de coloração alaranjada é ocasionada pelo fungo Coleosporium plumeriae (FOTO). A umidade alta estimula sua propagação.
      Faça assim;

      – Evite molhar a folhagem;
      – Retire as folhas afetadas;
      – Pulverize a planta 3 vezes, a cada 30 dias, com 10 ml de Forth Cobre por litro de água;
      – Polvilhe sob a copa do jasmim-manga o equivalente a 20 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura. Em seguida afofe o solo e regue levemente para que penetrem melhor.

      Abraços

  7. Tenho uma linda jarmim manga, de cor branca gostaria de saber se é possivel neste pé enchertar um galho da mesma especie no entanto de uma cor diferente, se sim, como proceder ?

    • Vale a tentativa, Jackson,

      Faça um corte no tronco principal (onde começam as pernadas)e insira uma estaca dessa variedade com um pouco de sfagno (musgo) e amarre um barbante de juta (tem que ser de fibra natural) para segurar firme essa estaca.

      Boa sorte!

  8. Raul… querido… sempre muito bacana, obrigado por compartilhar tanto ensinamento… um forte abs!

    • Obrigado meu amigo!

    • Raul bom dia.
      Tenho um exemplar em meu jardim, na cor branca e amarela. Porém as folhas estão com algum fungo com aspecto amarelado, a planta parece doente. Sabe sobre isso? O que fazer?
      Obrigado pela oportunidade

      • Boa tarde Victor,

        Sua muda foi atacada pela ferrugem. O excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente
        na primavera e nas regiões baixas, favorece esta doença, que surge com manchas amarelo-alaranjadas na face inferior das folhas.
        Segue-se o aparecimento de pústulas, geralmente, de cor alaranjada.
        Evitar de molhar as folhas e pulverize 3 vezes (semanalmente) com sulfato de cobre e/ou enxofre.

        Abraços