Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Polyscias fruticosa

árvore-da-felicidade-fêmea, árvore-da-felicidade, arália

Ela, cujo nome significa muito sombreado, em referência à folhagem encontrada nessas plantas, é uma arvoreta semi-lenhosa com folhagem ornamental, carregada  de imaginação e crendices. A concepção popular lhe atribui a condição de harmonizar os ambientes residenciais, trazendo a felicidade dos moradores. É para isto é necessário ganhar a muda que, nas tradições orientais, era oferecida junto com a Polyscias guilfoylei, conhecida popularmente como árvore-da-felicidade-macho; inclusive no Camboja os monges budistas a utilizam para fazer incensos. A pesar desta superstição elas não precisam uma da outra para crescerem bem, entretanto o hábito de estarem juntas persiste.

Suas folhas e raízes tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, conforme pesquisas científicas realizadas em Vietnam. Ela é uma planta que prospera em locais com umidade moderada a alta e quando cultivada em vasos é importante que seja usado um condicionador de solos permeável, que possibilite uma boa drenagem. As nebulizações nas folhas são úteis para recriar a umidade do seu habitat natural. Não é tolerante aos frios e seu cultivo deve ser restrito às regiões livres de geadas.

Deve-se prestar atenção para a presença de pulgões, cochonilhas, moscas brancas e nematoides. A podridão da raiz pode ocorrer em solos excessivamente úmidos.

  • Sinônimos estrangeiros: ming aralia, japanese ming aralia tree, parsley panax, (em inglês); aralia poliscia, (em espanhol); ming aralia, (em japonês).
  • Família: Araliaceae
  • Características: Arbusto lenhoso e colunar.
  • Porte: 2,00 a 4,00 m de altura.
  • Fenologia: Verão, sem importância.
  • Cor da folhagem: Verde, mas há uma espécie com folhas variadas.
  • Origem: Índia, Malásia e Polinésia.
  • Clima: Tropical úmido/subtropical.
  • Luminosidade: Meia-sombra. Quando adulta pode receber sol.

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.