Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Populus nigra “Italica”

álamo, álamo-da-Lombardia, álamo-piramidal, álamo-italiano

Foto de WeeJeeVee, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma árvore notável, devido a sua característica colunar, parecida com o cipreste, muito indicado como quebra-ventos e barreiras controladoras do som nas regiões sulinas do nosso país. Da mesma família que o salgueiro, sua longevidade é curta, por volta de vinte ou vinte cinco anos, entretanto o crescimento é muito rápido e seu plantio deve se restringir  aos locais onde a temperatura no inverno seja baixa, caso contrário pode ser atacado pelo cancro de Cytospora, ferrugem, oídio, pulgões, brocas e lagartas. Prefere solos úmidos, com pH entre 6,5 e 7, nas margens de rios ou próximo de terrenos brejosos, porém drenados. O sistema radicular e formado por um eixo principal forte e profundo com raízes superficiais e extensas.

Foto de Rainer Lippert, CC0, via Wikimedia Commons

No paisagismo pode ser pensado na formação de alamedas que diminuam a ação do vento, controlando também os ruídos. Nesse caso recomendo que a distancia entre as mudas seja de 4 ou 5 metros. Como árvore ornamental e de sombra, tem sido utilizada desde tempos remotos, sendo extremamente popular no período colonial na Argentina e no Chile, para demarcar acessos à vinhas e latifúndios, bem como nas estradas principais.

A classificação botânica nigra, se refere a tonalidade escura, quase preta, do tronco e Itálica se deve a ser muito popular na paisagem italiana.

Foto de Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

É facilmente reproduzido por estacas no final do inverno ou por sementes na primavera, em um solo composto por 50% de areia média e 50% de Forth Condicionador Solos.

  • Sinônimos estrangeiros: black poplar, lombardy poplar, lad y poplar, (em inglês); chopo-negro, álamo negro, (em espanhol);  álamo, (em Argentina e Chile); peuplier noir, peuplier noir européen, peuplier noir d’Italie, peuplier d’Italie, peuplier de Lombardie, (em francês); pioppo nero, pioppo cipressino, (em italiano); schwarz-pappel, (em alemão).
  • Família: Salicaceae.
  • Características: árvore dioica e decídua com silhueta fusiforme.
  • Porte: até 30 metros de altura.
  • Fenologia: final do inverno e início da primavera.
  • Cor da flor: as flores verdes são femininas, as vermelhas são masculinas.
  • Cor da folhagem: verde clara e amarela no outono.
  • Origem: Itália, na Lombardia.
  • Clima: temperado.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments

  1. Olá! O formato colunar, não costumo observar em árvores jovens (3-4 metros). É necessário poda de formação ou elas só se formam após certa idade?

    • Olá Tiago,

      Se faz necessário realizar podas regulares, sendo que a poda inicial deve ser realizada quando a árvore ainda é jovem, com cerca de 2 anos de idade. Nessa poda, deve-se eliminar os ramos laterais, deixando apenas o tronco principal. A poda deve ser repetida anualmente, na primavera ou no outono. Com as podas regulares, a árvore irá desenvolver um formato colunar, com um tronco reto e ramos laterais curtos. O tempo necessário para que a árvore atinja esse formato depende do tamanho da árvore e da frequência das podas. No entanto, em geral, é possível obter um formato colunar em cerca de 5 anos.

      Abraços

      • Muito obrigado Raul. Voltei várias vezes para ler a resposta. É muito bom poder interagir com vocês. Informação que vale ouro.

        • Oi Tiago,

          Fico feliz sabendo que lhe foi útil!

          Abraços

Secured By miniOrange