Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Portulaca oleracea

beldroega, beldroega-da-horta, bredo-de-porco, caaponga, verdolaga, porcelana

Foto de Wilhelm Zimmerling PAR, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma planta que é considerada “mato”, tem seus ramos prostrados e avermelhados que se alastram em várias direções, com folhas suculentas e suas flores são pequenas, com cinco pétalas, abrindo na parte da manhã. É muito gostosa em saladas, preparada com azeite, sal e vinagre; na Índia é muito consumida desta maneira, também em Sudão e Egito é comercializada para este fim. Seu uso alimentar é variado, porém é possível achar pratos tradicionais como a salsa verde com beldroegas no México ou a sopa com ela em Portugal ou a salada fattous h no Líbano. A utilização em lugar do espinafre para espessar sopas é bastante comum, assim como no preparo de picles.

Foto de Salicyna, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Os aborígenes australianos usam as sementes da beldroega para fazer bolos e os gregos a  chamam de andrákla ou glistrída, usando as folhas e os talos em queijos feta. Na Turquia, além de ser aproveitada em saladas e bolos, é cozido como se fosse espinafre e também misturado com iogurte. No Curdistão, fazem um tipo de sopa chamada sopa de palpina.

Ela cresce bem a pleno sol, quando desenvolve na meia-sombra, apresenta crescimento ereto ao invés de prostrado. Sua cobertura cerosa protege a planta dos insetos e doenças.

Foto de Ton Rulkens, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

É muito comum o surgimento dela nos jardins, pomares e hortas. Uma única planta pode produzir 10 mil sementes, que chegam a permanecer dormentes no solo por mais de 20 anos.

As sementes germinam a partir de 5 cm de profundidade, durante todo o ano.

  • Sinônimos estrangeiros:  verdolaga, (em espanhol); common purslane, little hogweed, pursley, (em inglês); pourpier potager, (em francês);  erba porcelana, purciddana, (em italiano); stern-gemüse-portulak, (em alemão); ma chi xian, (em chinês); suberihiyu, (em japonês); purslane, (em Índia); myet-htauk, myay-byit, (em Mianmar).
  • Família: Portualacaceae.
  • Características: herbácea suculenta.
  • Porte: 10 a 15 centímetros de altura.
  • Fenologia: primavera, verão e outono.
  • Cor da flor: amarela.
  • Cor da folhagem: verde brilhante.
  • Origem: Europa Ocidental, Índia, norte da África.
  • Clima: temperado/subtropical.
  • Luminosidade: pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Boa tarde!
    Ela suporta muito vento, tipo próximo a praia?

    • Bom dia Francielton,

      Não apenas suporta como aprecia ventos marítimos. É ótima quando cultivada na praia.

      Abraços

Secured By miniOrange