Protium heptaphyllum
almecegueira, breu-branco-da-praia, almesca, amescla-cheirosa, mangue, ubiracica, breu-vermelho
Uma espécie que desenvolve em solos úmidos, inclusive alagados temporariamente, frequente em todo o Brasil, com exceção da região sulina. A copa é densa e sua resina é usada na medicina popular para tratar dor, inflamação, tosse e resfriados, também é aproveitada na fabricação de incenso e perfume, assim como para tintas, vernizes e adesivos.
É ideal para ser plantada isoladamente, criando um ponto focal no jardim e também pode ser podada para formar cercas-vivas, sendo uma boa opção para quem deseja privacidade ou para criar um limite entre áreas diferentes do jardim. Seus frutos são uma fonte de alimento para diversas espécies de aves, como o tucano-toco (Ramphastos toco), o beija-flor-de-bico-largo (Chlorostilbon mellisugus) e o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva). Também é atrativo para vários animais, como o macaco-prego (Cebus apella), a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) e o rato-do-campo (Akodon azarae). Igualmente seus frutos podem ser consumidos pelas pessoas in natura, mas também pode ser usado para fazer sucos, sorve tes e geleias; sua polpa branca é de sabor suave, doce e refrescante.
Para sua reprodução é necessário semear logo após a coleta das sementes, já que possuem germinação baixa, sempre em canteiros sombreados irrigados diariamente. A emergência das mudas acorre entre 15 e 25 dias.
- Sinônimos estrangeiros: white copal, beach copal, true copal, (em inglês); copal, copal blanco, copal de playa, copal verdadero, copalillo, incienso, incienso blanco, incienso de cayenna, palo de incienso, tatay, (em espanhol); copal blanc, copal de plage, copal vrai, encens blanc, encens de cayenna, bois d’encens, (em francês); weihrauch, weihrauch weiß, weihrauch von cayenna, (em al emão); copal bianco, copal vero, incenso bianco, incenso di cayenna, palo di incenso, (em italiano).
- Família: Burseraceae.
- Características: árvore frutífera caducifólia.
- Porte: de 10 a 20 metros de altura.
- Fenologia: agosto, setembro.
- Cor da flor: amarelada.
- Cor do fruto: vermelho.
- Cor da folhagem: verde brilhante, com a parte de baixo mais clara, quando novas são avermelhadas ou rosadas.
- Origem: todo o Brasil, com exceção da região sulina.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Oi Sr Raul, preciso de mudas da árvore amescla. Como faço para conseguir?
Olá Danielle,
Consulte o Viveiro Camará, acho que eles tem mudas para venda: https://www.mudasflorestais.com/mudas-de-nativas – (16) 99620-2641 (Vivo) – (16) 99260-4697 (Claro).
Abraços