Pseuderanthemum carruthersii
pseudoerántemo

Pseuderanthemum carruthersii var.’Reticulatum’
Enfim, uma alternativa interessante para colorir o jardim. Para os que não suportam mais os pleomeles, este arbustinho nativo nas florestas quentes e úmidas das ilhas do Pacífico sul – Fiji, Samoa, Tonga, Nova Caledônia, Taiti e outras – pode ocupar os maciços onde se queira chamar atenção.

Pseuderanthemum “Rubrum”
Seu perfil muda dependendo da luz natural que recebe. Quando cultivado em áreas sombreadas torna-se espichado e um tanto desordenado, porém a pleno sol sua silhueta é compacta apresentando folhas com as tonalidades mais variadas que possamos imaginar. Dourada, rósea, rubra, acinzentada, parda, creme, mesclada ou simplesmente verde. A folhagem adiciona charme plantada junto a um muro ensolarado, contrastando com outros arbustos de folhas verde-escuro ou em vasos posicionados em pátios e varandas e, como se isto fosse pouco, sua florada é lindíssima.

Pseuderanthemum carruthersii “Variegatum”
Seu nome é uma homenagem ao botânico escocês William Carruthers (1830 – 1922) e desenvolve bem no litoral onde cresce bastante rápido.

Pseuderanthemum carruthersii

Pseuderanthemum carruthersii “Atropurpureum”

Pseuderanthemum, detalhe da flor
- Sinônimos estrangeiros: yellow-veined eranthemum, gold-veined eranthemum, golden net-bush, el dorado eranthemum, speckled eranthemum (em inglês).
- Família: Acanthaceae.
- Características: arbusto de crescimento compacto, ereto e de forma oval, com folhas coriáceas.
- Porte: 1,50 a 2,00 m, excepcionalmente pode alcançar mais de 3 metros.
- Fenologia: Primavera/verão/outono.
- Cor da flor: rosa.
- Cor da folhagem: Diverso e geralmente variegado.
- Origem: Polinésia e Melanésia.
- Clima: tropical úmido/ subtropical úmido.
- Luminosidade: Pleno sol, meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Boa tarde!
Tenho esse arbusto há uns 25 anos na varanda de casa. Assim como está. No mesmo vaso super pesado. Achei que fosse essa pseuderanthemun, mas não me lembro de ela ter dado flor alguma vez. Não está bonita. Talvez esteja morrendo. O que você acha? Ibrigada
Bom dia Irene,
Se ela não está em boa forma, talvez precise de uma boa adubação. Faça isto adicionando ao solo, torta de algodão e farinha de ossos.
Abraços
Há um erro na postagem. A quarta foto é de um Graptophyllum pictum.
Fábio,
Você está certo, obrigado por nos alertar!
Abraços
Boa tarde
Td bem?
Consigo achar essa planta para projeto de paisagismo ?
Obrigado
Rubens
Bom dia Rubens,
Acho que consegue, sim. Em que cidade você mora?
Abraços
Olá! Tenho um pé lindo! Fiz uma moda e plantei num vaso grande. Cresceu, mas suas pontas estão enrugando, tem formiguinhas nas folhas e caule, são parasitas? O que devo fazer para salvá-la?
Obrigada
Olá Andréia,
Não são parasitas, possivelmente ácaros e pode combate-los com uma camada fina de casca de arroz, no solo e pulverizando três vezes, quinzenalmente, com Forth Enxofre. As formiguinhas desaparecerão.
Abraços
Bom dia!
Agradeço a dica…
As formiguinhas sumiram, penso que deu certo!
Ótimo Andréia!
Abraços
Tenho três vasos pm elas é simplesmente ninguém conhece..nem me (lembro d onde eutroxe a muda..acho que foi um galho..?e diga onde ela já esta adotada realmente nos jardins!??
Clarisse,
Os pseudoerántemos são bastante usados no paisagismo do litoral nordestino, especialmente o Pseuderanthemum carruthersii var.’Reticulatum’.
Abraços
Belíssima! Realmente um coringa para alegrar o jardim. Dúvida: resiste ao frio do Sul do Brasil?
Oi Ana,
O clima de Pelotas é subtropical úmido ou temperado, dependendo do município, mas os meses de junho, julho e agosto são muito frios.
Nessa região só poderia ser cultivado orientado para o Norte e protegido de geadas e dos ventos. Quem sabe?!
Abraços