Pyrus communis
pereira-comum

Foto de Daniel VILLAFRUELA, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Os gregos apreciavam muito a pera. O poeta Homero (928 a.C. – 898 a.C) a reputava como “o fruto dos deuses” e a menciona entre as espécies do pomar de Alcínoo, rei dos feácios. Porém, foram os romanos que desenvolveram sua cultura, contribuindo para o amplo aumento das variedades. Por meio de cruzamentos e experimentações, passaram de seis para sessenta variedades no final do Império. O cultivo das peras aparece pela primeira vez nas obras dos escritores gregos e romanos Teofrasto , Catão e Plínio o Velho, todos apresentam informações sobre o cultivo e a enxertia das pereiras. Desde então, este número continuou a crescer com a disseminação da pera pelo mundo todo, existindo hoje mais de 2500 cultivares conh ecidas. As pereiras produzem frutos a partir de 4 a 6 anos de idade, continuando a fazer isto até os 40 anos.

Foto de Michael Lang, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Em geral prosperam em climas frios e úmidos, como outras espécies da família das rosáceas, entre elas a maçã, o pêssego e a ameixa, precisando de aproximadamente de 600 horas de frio anualmente, para ter um desenvolvimento regular. Entretanto há variedades que podem exigir até 1500 horas de frio para dar seus frutos com sucesso, enquanto outras os produzem com apenas 150 horas. No Brasil o cultivo da pera é feito na região Sul com sucesso e, em escala mais modesta, em áreas acima de 600 metros de altitude, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A variedade conhecida como pera-d’água destaca-se entre as que se adaptam melhor nas serras do Sudeste.

Foto de Keith Weller, Public domain, via Wikimedia Commons
Apesar das flores que surgem no início da primavera sejam tão bonitas e os frutos muito atraentes, a pereira é cultivada apenas para o consumo dos frutos e não como ornamental, o que é uma verdadeira pena.
Atualmente a China é o maior produtor, seguida pelos Estados Unidos, Itália e Argentina.
É propagada por enxertia.
- Sinônimos estrangeiros: common pear, european pear, pear, (em inglês); poirier commun, poirier cultivé, (em francês); pero comune, (em italiano); peral, (em espanhol); kultur-birne, (em alemão).
- Família: Rosaceae.
- Características: árvore caducifólia.
- Porte: 4 a 10 metros de altura.
- Fenologia: primavera, os frutos amadurecem no verão e no outono.
- Cor da flor: branca ou rosada.
- Cor do fruto: amarelado.
- Cor da folhagem: verde médio.
- Origem: oeste da Ásia, Europa Central e Oriental.
- Clima: temperado/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.