Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Quando floresce o flamboyant

Originário de Madagascar, o flamboyant (Delonix regia) é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondoso, possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore.

O nome, originário do francês, significa flamejante, adjetivo justificado pela acentuada coloração vermelha de suas flores. A árvore, trazida para o Brasil no início do século 19, na época de D.João VI, adaptou-se perfeitamente ao clima e solo brasileiros. Hoje ela é mais comum na região Sudeste, e muito utilizada em projetos paisagísticos, sendo indicada para áreas abertas com grandes espaços que possibilitem seu desenvolvimento.

A cor flamejante que deu nome à árvore, entretanto, não é a única. Há variedades com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado-claro e salmão amarelado.

O crescimento é bastante rápido, chegando a 1,5 metro por ano, até a idade adulta.

Quando a árvore perde as folhas, surgem as inflorescências, compostas por flores grandes, o que ocorre na primavera e no verão.

As raízes do flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superfície, tornando-o impróprio para a ornamentação de calçadas, ruas ou nas proximidades de tubulações de água, esgoto, paredes e fiação elétrica. Sua beleza se destaca quando plantado, isolado ou em pequenos grupos, em áreas extensas, como parques, praças ou amplos jardins de residências, indústrias e sítios.



Na nossa cidade, a beleza irresistível desta árvore pode ser observada em vários pontos, como em algumas avenidas e ornamentando o prédio principal da ESALQ.

Antigamente, o flamboyant era classificado como Poinciana regia, mudou seu nome botânico para Delonix regia: délos = evidente e ónix = unha, em grego, uma referencia ao formato das pétalas. Começou a ser usado no paisagismo intensamente nos últimos 150 anos, especialmente nas regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo. As praças e avenidas de Moçambique, Sri Lanka, Burma, Jamaica, Nigéria, Bornéu, África do Sul, Egito, Tanzânia e Uganda se destacam graças à florada dela. Da mesma forma é cultivada no sul da Flórida e da Califórnia, Bermudas, México e aqui no Brasil marca presença inesquecível na Ilha de Paquetá, na Baia de Guanabara, onde o pintor Pedro Bueno dedicou várias telas  a essa árvore.

Floresce profusamente quando recebe Sol pleno, competindo com qualquer outra planta que fique sob sua copa, a não ser forrações mais rústicas como grama-preta, wedelia, zebrinas ou o botão-de-ouro (Unxia kubitzkii). O gramado normalmente se apresenta ralo. Sua madeira é pesada (830 kg/m³) e as flores apícolas, se colocadas na água e deixadas na geladeira por uma noite, se conservam mais tempo nos arranjos florais. Um dado curioso que li certa vez: quando se raspa a vagem seca do flamboyant produz um som muito parecido com o do típico reco-reco, comumente usado nos grupos de samba. Será que o flamboyant inspirou nossa música popular?

  • Sinônimos estrangeiros: flame tree, flame of the forest, gold mohur, gul mohr, julu tree, peacock flower, royal poinciana (em inglês);chivato, acacia roja, llamarada, clavellino, flamboyán, árbol del fuego, flor de pavo, guacamaya, josefina, tabuchin, morazán, poinciana (em espanhol); july-tree (nas Antilhas holandesas); chura, radha ( em bengali); mjohoro, mkakaya (em swhili); hang nok yung farang (em thai); phuong (em vietnamese).
  • Família: Fabaceae (Caesalpinioideae)
  • Características: árvore.
  • Porte: 12 a 15 m de altura, copa com 25 a 40 m de diâmetro.
  • Fenologia: Fim da primavera e verão.
  • Cor da flor: Vermelha, alaranjada e a variedade flavida, com flores amarelas.
  • Cor da folhagem: Verde claro.
  • Origem: Madagascar.
  • Clima: Tropical/ subtropical.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Texto de coautoria Raul Cânovas e Nancy Thame

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

279 Comments

  1. Boa tarde,
    Plantei uma muda de flamboyamt vermelho em meu jardim, gostaria que essa muda ficasse com uns 3 mts na altura e uns 5 de diâmetro. Posso conseguir isso efetuando podas? Devo cortar o espigão? Obrigado por me orientar como proceder.

    • Boa tarde Vicente,

      Acho bastante improvável essa sua intenção. A espécie cresce 12 a 15 m de altura, com uma copa de 25 a 40 m de diâmetro. Mas pode tentar, através de podas, que ela fique com um porte menos avantajado. Cortar o broto terminal é uma forma de conter o crescimento.

      Abraços

  2. Boa tarde. Temos essa linda árvore em nossa casa awui em Santa Catarina. Mas notamos que atualmente deu muitas flores mas nenhuma folha. Esta seco o que podemos fazer? Obrigada

    • Danielle,

      Esse sinal de grande floração é um pedido de socorro que sua árvore está fazendo.

      Adube-a fazendo furos oblíquos, com profundidades que oscilem entre 15 e 30 centímetros e com um diâmetro de uma caneta Bic, feitos a cada 20 centímetros, na projeção da copa, com os seguintes adubos:

      – 100 gramas X m² de borra de café;
      – 6 kg de esterco de gado curtido X m²;
      – 400 gramas X m² de torta de algodão;
      – 100 gramas X m² de salitre do chile;
      – 30 gramas de sulfato de potássio X m²;
      – O equivalente a 1 litro de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura.

      Tudo isto pode ser espalhado, depois de feitos os furos, e barrido como a ajuda de uma vassoura. Em seguida regar suavemente para que penetrem melhor na terra.

      Isto irá revitalizar seu flamboyant!

      Abraços

  3. Qual a área mínima de jardim para plantio do flamboyant?

    • Marcelo,

      A copa do flamboyant alcança mais de 25 metros de diâmetro, por tanto a área do jardim deve ser ampla.

      Abraços

  4. Foto!

  5. Olá Sr Raul!!! O Sr sabe me dizer por uma foto se meu flamboyant vai florir ainda nesse verão? Fiz a adubação como me ensinou aqui. Obrigado desde já. Abç

    • A foto que não foi! Cristiano Lima

    • Olá Cristiano,

      Pois é, a foto não chegou até nós, mas tente novamente e me informe um pouco mais sobre ele: idade, porte e se foi feito de sementes.

      Abraços

      • Vou tentar mandar a foto. Sr Raul, ele tem 4 anos e foi plantado da semente. Está com uns 4 metros de altura e os galhos laterais estão todos com uns 2,80 m. Adubei ela desde que estava com 1,5 m. Esse ano já usei esterco, 4-14-8, torda de mamona e farinha de ossos, conforme o Sr já havia me recomendado em outro post. Usei tb os tais comprimidos de fósforo quelato, nos últimos 3 meses. Vou tentar enviar a foto novamente, mas como não tava conseguindo, enviei um e-mail à redação do site pra enviarem pro Sr. Desde já agradeço as orientações e a sua sempre educada atenção conosco. Grande Abraço

        • Olá Cristiano,

          Se foi feito de sementes ele pode demorar mais uns quatro anos para florescer. A adubação que está fazendo estimulará isto.

          Abraços

    • Boa tarde Sr Raul!!! O Meu flamboyant floriu. Agradeço as suas orientações. Feliz Ano Novo pro Sr e Família!!!!

      • Ah, Cristiano,

        Que bom! Fico feliz com a notícia!!!

        Um bom 2019!

  6. ola amooo essa planta flanboyan gostaria muito de sementes ou mudas mas n estou conseguindo até achei as cascas da semente mas n avia mais nenhuma dentro como conseguir onde comprar ????????? é possivel fazer eenxerto de um galho ????

  7. Olá,comprei uma casa que já tem um flamboyant plantado, não sei quantos anos mas os vizinhos disseram que já dei flores. Pesquisei e li que o período de dar flores é primavera/verão porém o meu flamboyant está totalmente sem folhas. O que posso fazer?

    • Olá Layana,

      O que pode ser feito é rega-lo diariamente e fazer uma adubação, na projeção da copa, utilizando:

      – 30 kg de esterco curtido de gado;
      – 4 kg de torta de algodão;
      – O equivalente a 10 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

      Abraços

  8. Boa tarde Raul,

    Vou fazer umas mudas para levar e plantar na Bahia. Lá o clima é quente no verão e no mês de julho o clima é ameno, mas chove pouco será que ela se adapta no sertão??

    Obrigada.

    Tania L. cerron

    • Bom dia Tânia,

      Acho que se adapta, o flamboyant é uma árvore bastante rústica e deve suportar esse período de seca.

      Abraços

  9. Boa noite Sr Raul! Gostaria de saber como e quando (mês) podar meu flamboyant, para ele crescer mais para os lados que pra cima (como guarda-chuva). Ele está com 6 mts e têm 4 anos. Ainda não floriu, pois plantei da semente. Gostaria de saber do Sr também, o que devo usar pra adubá-lo e com qual frequência. Desde já agradeço sua atenção.

    • Boa tarde Cristiano,

      Os meses de julho e agosto são os mais indicados para a prática de poda.

      Pode aduba-lo na projeção da copa usando, anualmente:

      6 kg de esterco curtido de boi;
      2 kg de farinha de ossos;
      3 kg de torta de algodão.

      Abraços

      • Grato Sr Raul!!! Grande abraço!

        • Você merece, Cristiano!

          Abraços

  10. Bom dia Raul!
    Obrigada pela sua resposta e orientação, seguirei o passo a passo torcendo para que dê certo. Depois comento o resultado. Tudo de bom e mais uma vez obrigada!

    • Você merece Marjorie!

  11. Olá Raul, boa noite!
    Tenho uma flamboyant na porta da minha casa há quatro anos, infelizmente não tive o cuidado de pesquisar quanto as raízes que são agressivas. O problema é que estou percebendo que em volta da árvore a calçada está levantando. O que eu posso fazer para evitar da raiz quebrar a calçada? Não quero tirar a árvore, seria uma grande tristeza porque ela é linda! Se você tiver alguma sugestão eu te agradeço. E parabéns pelo site, muito esclarecedor.

    • Olá Marjorie,

      O flamboaiã tem raízes superficiais, isto é inerente a ela e não pode ser mudado.

      Eventualmente poderia ser feita uma adubação em profundidade, estimulando as raízes aprofundarem seu crescimento.

      Proceda da seguinte forma:

      – Em volta do tronco faça perfurações no solo a cada 10 centímetros, com o diâmetro de um centímetro e com uma profundidade de 50 centímetros;
      – Em seguida aplique 1 kg de gesso agrícola, 20 kg de casca de arroz carbonizada e 200 gramas de salitre do chile (esta última em duas aplicações, com intervalo de 15 dias);
      – Passe suavemente uma vassoura espalhando essa mistura para que penetre melhor nos buracos;
      – Regue delicadamente.

      Isto poderá fazer com que as raízes se aprofundem e não levantem a calçada.

      Abraços

  12. Bom dia ! Moro na fazenda e quero fazer várias mudas desta bela árvore para decorar aentrada da fazenda ao longo da estrada, com uma certa distância de segurança é claro! Mas estou com muitas duvidas quanto ao período que devo esperar para transplantar as mudas e/ou até quando devo regá-las, pensando no fato que serão muitas mudas. A intenção era de fazer agora as mudas a partir das sementes, e plantá-las em meados de Dezembro, pois estará na época das chuvas aqui no interior de Goiás ! Gostaria de saber se meu pensamento está correto! Já agradeço a atenção!

    • Boa tarde Eduardo,

      O seu raciocínio é perfeito. Fazendo o plantio em dezembro, durante as chuvas que caem até abril, o resultado será muito bom.

      Abraços

  13. Quando ele florece?

    • Marcela,

      Fim da primavera e verão.

      Abraços

  14. Plantei 5 pés de flamboyant em um lote tem uma area de mais ou menos 1600 metros quadrados mas minha região é muito seca picos pi e eles ficam amarelados mais sempre verdes as folhagens do olho é necessário agora mais será falta de aguardes tem quase dois anos e foram plantados as sementes não perdoa uma só sementes todas que planto nasce a maioria já tem mais 1m e80cm

    • Alcione,

      Realmente é necessário que regue as mudas com mais frequência, para desenvolverem melhor e mais rápido.

      Abraços

  15. Olá, comprei um Flamboyant adulto, com 30 anos, ele precisou de uma poda bem radical para que pudesse ser transplantado. O seu desenvolvimento quando nascerem novos galhos serão espalhados como se fosse uma árvore sem poda ou o fato de ter sofrido uma poda radical modificará o formato dele?
    Em quanto tempo nascem novos brotos? Pois está unicamente o tronco com 3 galhos.

    • Olá Tatiana,

      Agora, no inverno, ele passa por um período de repouso. Na primavera retomará o crescimento normal, passando a ter uma silhueta original de forma espalhada.

      Abraços

  16. Olá, meu flamboyant está com muitos galhos secos e quase sem folhas, será alguma doença. Tenho mais três de mesma espécie e eles estão verdes e com flores.

    • Olá Eugênia,

      Faça uma poda suprimindo 1/3 dos ramos, adube com torta de algodão e pulverize três vezes, semanalmente, com Forth Cobre.

      Abraços

  17. Este o flamboyant amarelo. Está com cerca de 1,5m.

  18. Esse é o flamboyant amarelo. Está com cerca de 1,5 metro de altura.

  19. OLÁ Raul. Esse é o flamboyant vermelho que mencionei abaixo. Está com cerca de 1,8m.

  20. Olá Raul. Eu novamente mas com outro questionamento.
    Junto com o flamboyant vermelho que lhe relatei nas questão anterior adquiri também um flamboyant amarelo.
    Ambas árvores vieram com identificação do produtor, flamboyant vermelho e amarelo respectivamente.
    A amarela tem as folhas maiores que a vermelha mesmo? Ou ambas apresentam a mesma folha só distinguem-se pela coloração das flores apenas?
    Está amarela tem o tronco torto. Inicia reto na base em 90 graus com o chão mas entorta quase chegando em 45 graus. Posso tentar forçar com estaca e amarra para que ela venha a ficar menos torta? Ou pau que nasce torto não endireita?
    Valeu valeu, abraço.

    • Oi Rodrigo,

      Não há muita diferença no tamanho das folhas de uma variedade para outra.

      O tronco torto poderá ser aprumado com um tutor, mas sempre terá essa característica mantida, mesmo que bem atenuada.

      Abraços

  21. OPA Raul. Parabéns pela riqueza das informações compartilhadas,seu conhecimento a respeito dos flamboyants impressiona.
    Sou de imbituba SC. Adquiri uma árvore já com cerca de dois metros de altura em 03 de abril deste ano. A mesma estava em um vaso de uns 40cm de diâmetro por 40 de altura. Após uma semana transplantei para terra, cuidei para fazer uma cova de uns 80cm de largura e altura. No fundo coloquei matéria orgânica (mato cortado) e utilizei uma mistura de terra adubada com a própria terra da cova. Rego regularmente e fico acompanhando expectativa do crescimento da mesma. Porém não percebo o desenvolvimento acontecer. Não vejo brotar novos galhos ou novas folhas. Estão apenas as que vieram originalmente menos as que morreram eu acredito que devido ao stress de toda mudança.
    Questiono se devo aguardar mais um tempo para a temperatura estar mais favorável para começar a perceber uma melhora? Ou pela planta ter estado muito grande pra o vaso original eu venderia ter desembaraçado as raizes antes de transplantar? Se seria o momento para fazer isso ou aguardar?
    Outra questão é referente aquela formigas bem pequeninas que tem infestação no meu quintal. Já vi destas fazendo ninho nas raizes de outras plantas que não vingaram aqui no pátio de casa. Elas não comem as plantas nem cortam nem carregam. Elas poderiam estar interferindo no crescimento?
    Poderia também ser falta de nutrientes?
    Qual melhor estratégia para este flamboyant levando em conta todas as informações que passei? Aguardo mais um pouco o melhor momento para desenterrar? Ou quanto antes melhor?
    Obs: amanhã vou lhe enviar uma foto da árvore p vc me indicar se achar conveniente uma poda pois acho que ela está meio desengonçada no formato.
    Obrigado grande abraço.

    • Olá Rodrigo,

      As temperaturas baixas na sua região, nesta época, não estimulam o crescimento dele. Entretanto deve verificar o enovelamento das raízes, este fator influencia o desenvolvimento. Desenterre a muda agora, para verificar esta questão.

      As pequenas formigas não o prejudicam, tampouco a falta de nutrientes, já que você usou uma boa compostagem.

      Abraços

  22. ele se adapta a região amazônica, porto velho pra ser mais específico.

    • Isaac,

      O flamboyant prospera melhor nas regiões tropicais. Porto Velho é um lugar ideal para ele.

      Abraços

  23. Qual a melhor forma de plantar a semente de flamboyant

    • Paulo,

      A melhor forma é ao ar livre, a meia sombra, em um canteiro composto por um substrato arenoso que deve ser mantido úmido ou feito com 2/3 de terra vegetal e 1/3 de areia lavada fina.

      Abraços

  24. Olá
    Obrigada pelo artigo sobre o Flamboyant, muitissimo interessante.
    Tenho um bonsai de flamboyant há 16 anos e ainda não floresceu, está em local que toma sol somente na parte da manhã, será que faltou este tempo todo algum fertilizante específico? O que recomenda para a floração do meu querido flamboyant?

    • Olá Maria Áurea,

      Lhe recomendo usar farinha de peixe, para adubar seu flamboyant. Ela é rica em fósforo, elemento fundamental para o estímulo da floração.

      Abraços

  25. Meu flamboyan tem 7 anos quando ele se torna adulto e as flores com que idade?

    • Vera,

      O flamboyant (Delonix regia), pode demorar até 8 ou 10 anos para florir.

      Para estimular a florada adube-o com 50 g de superfosfato
      simples, associado com 1 kg de esterco de galinha e 300 g de farinha de ossos por metro quadrado.

      Abraços

  26. Desculpas a foto não foi

  27. Essa é a foto da planta

  28. Essa é a outra foto que mostra o tronco ainda verde

  29. Raul boa noite, comprei uma muda de mais ou menos 1,70m, ela tinha galhos e folhas, após replantar ela inclusive nasceram alguns ganhos novos, mas a um tempo percebo que ela vem secando e as folhas caindo. Venho para a chácara apenas aos finais de semana. E qnd cheguei ontem vi que os galhos secaram, mas o tronco principal ao raspar com a unha percebo que está verde. Será que é época? Devo fazer algo?

    • Bom dia Renê,

      Acho que é falta de regas, não há outros motivos que expliquem essa decadência.

      Você aplicou algum fertilizante na hora de plantar?

      Abraços

  30. Ola bom dia uma dúvida a minha flamboyt está caindo todas as folhas amarelada delas sera que tem algum problema??
    Aguardo

    • Bom dia Reginaldo,

      Ele sente um pouco os primeiros frios do outono, quando perde as folhas.

      Se este é seu caso, não vejo motivos para se preocupar. Dependendo da região é normal.

      Abraços