Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Quisqualis indica

Quisqualis indica

jasmim-da-india, arbusto-milagroso, madagascar

Gosto de vê-la tanto como trepadeira, subindo em uma pérgula, como formando um renque compacto ao longo de uma cerca ou mesmo cobrindo um alambrado. Suas flores brancas abrem geralmente à noite, com perfume mais pronunciado para atrair mariposas que realizam a polinização e vão se tingindo de púrpura, seduzindo os polinizadores diurnos. Esta característica permite que as três cores se manifestem ao mesmo tempo. Na passagem da noite para o dia, as flores mudam de ângulo também. Na Índia, onde cresce à beira dos rios, são usadas na culinária e tidas como antioxidantes. Na medicina popular desses países asiáticos é usada para expelir parasitas intestinais, controlar disenterias e suas raízes para tratamento de reumatismo.

O Quisqualis, que significa “que é isso”, atrai beija-flores e, pelas virtudes estéticas que possui, deveria ser mais aproveitada no paisagismo. Já vi exemplares lindos, cultivados na região do Pantanal Mato-grossense, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em diversas cidades nordestinas.

  • Sinônimos estrangeiros: chinese honeysuckle, drunken sailor, rangoon creeper (em inglês); quiscual, madreselva china, amor al dia, piscuala (em espanhol); niyog-niyogan (em filipino); madhu malti, madhumalti (em hindi); radha manoharam (em telugu); kaloni kakala (em Tonga); shi junho zi (em chinês).
  • Família: Combretaceae.
  • Características: Trepadeira semi-lenhosa ou planta escandente.
  • Porte: 3 a 4 metros como arbusto e ramos que alcançam 8 a 10 metros quando conduzida como trepadeira.
  • Fenologia: Primavera até o final do verão.
  • Cor da flor: Abrem em cachos pêndulos, brancas e se tingem de rosa até o vermelho depois de algumas horas. Com perfume suave e delicado.
  • Cor da folhagem: Verde-médio.
  • Origem: Filipinas, Índia, Tailândia, Vietnã, Camboja, Indonésia, China, Taiwan e Malásia.
  • Clima: Tropical/ subtropical, em solos úmidos. Não tolera geadas.
  • Luminosidade: Sol ou meia sombra, mas com bastante luz natural.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

4 Comments

  1. Olá Raul tudo bem?
    Passeando por uma floricultura encontrei essa muda, trouxe para casa mas infelizmente não tenho mais espaço para plantá-la no chão, gostaria de saber se é possível plantar em vaso?
    Obrigada!

  2. boa tarde, raul!

    tudo bem? estou apaixonada pela quisqualis indica e queria muito comprar uma muda para o meu jardim! moro no rio de janeiro. por acaso você saberia me indicar onde consigo comprar uma muda do jasmim-da-índia?

    muitíssimo obrigada!

    beijos,

    elisa

    • Oi Elisa,

      Entre em contato com Adelaide, da Raiz Paisagismo. Se ela não produzir o Quisqualis indica seguramente lhe recomendará alguém que a cultive no Rio. (21) 2410-2020/3316-2887/9-9976-5961
      E-mail: jmherdy@yahoo.com.br

      Bjos

      • muitíssimo obrigada pela indicação, raul! entrarei em contato com a adelaide!