Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ravenala madagascariensis

árvore-do-viajante, palmeira-dos-viajantes

Escultural e com um formato muito original, apesar de parecida com as bananeiras, é endêmica de Madagascar onde os lêmures e morcegos se encarregam de polinizá-la. Lá é usada pelos malgaxes para construir as típicas casas costeiras, e seu nome popular lhe foi dado porque os viageiros podem saciar sua sede com a água que se acumula nas dobras das folhas e nas flores. Às vezes, na base de cada folha acumula-se um litro de água. Ela é um verdadeiro símbolo desse país africano situado ao largo da costa de Moçambique, tanto é que a Air Madagascar, companhia aérea local, usa um desenho estilizado dela para as caudas de seus aviões.

As flores são similares com as da Strelitzia, porém bem maiores e, diferente daquela, em lugar de alaranjada é branca com sementes azuis.

Nos jardins, sua forma graciosa deve ser aproveitada de forma destacada, tomando cuidado para que outras plantas lhe sirvam de coadjuvante, dando-lhe suporte para que ela interprete o papel importante na paisagem. Como no teatro da Grécia antiga, onde o protagonista da peça era posicionado no centro do palco, a Ravenala deve marcar o espaço que ocupa.

  • Sinônimos estrangeiros: Traveller’s Tree(em inglês); árbol del viajero (em espanhol); l’arbre du voyageur, ravenale, (em francês) ravinala (em malgaxe).
  • Família: Musaceae.
  • Características: Árvore semi-lenhosa.
  • Porte: 6 a 12 m de altura, excepcionalmente pode alcançar quase 20 m.
  • Fenologia: Outono.
  • Cor da flor: Brancas.
  • Cor da folhagem: Verde.
  • Origem: Madagascar, ilha de Reunião e na ilha Maurício.
  • Clima: Tropical/ subtropical, não suporta geadas nem ventos fortes que podem lhe rasgar as folhas.
  • Luminosidade: Sol pleno ou meia-sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

74 Comments

  1. O espaçamento de 1,80 m que tu comentou para criar uma massa densa considera 1,8 entre plantas de uma mesma linha e na segunda linha a mesma coisa mas deslocada 90 cm pro lado? ou seria realmente 1,80 m entre as duas linhas, ou seja, na mesma linha o espaçamento seria de 3,6 m? (Estou considerando o quincunse como duas linhas com espaçamento deslocado para esta pergunta).

    • Luan,

      Considere o quincunce, isto é um formato equilátero, onde as plantas estão equidistantes.

      Abraços

  2. Olá Raul, teje bem!
    Para criar uma parede verde com a ravenala qual é uma distância boa para plantio entre mudas, gostaria de tapar uma vista indesejada do vizinho. Além da ravenala o que me indica para fazer esse muro verde é que tenha crescimento rápido.
    Desde já agradeço!

    • Olá Rodrigo,

      Para criar uma massa densa de Ravenala madagascariensis, as mudas devem ser plantadas com uma distância de 1,80 metro entre cada uma e em quincunce, o seja triangularmente. Isso permitirá que as plantas se desenvolvam e se entrelacem, formando uma cerca viva ou um corredor verde denso.

      Em condições favoráveis, pode crescer até 1 metro por ano, para isso faça uma adubação com farinha de ossos e torta de mamona.

      Recomendo também:

      Bambusa vulgaris vittata – bambu-brasil;
      Dracaena fragrans massangeana – pau-d’água;
      Dypsis lutescens – palmeira-areca-bambu;
      Podocarpus macrophyllus- -podocarpo;
      Schefflera arboricola – cheflera-pequena.

      Abraços

  3. Olá Raul. O senhor pode me orientar quanto o plantio da ravenala perto de piscina de fibra? Como são as raízes dessa planta? Tenho um espaço de 1,20m entre o muro de divisa e a piscina, e nesse espaço gostaria de fazer um paisagismo com inserção da revenala.

    • Oi Márcia,

      A Ravenala madagascariensis não tem raízes agressivas, elas não se alastram e pode ser usada pertinho da piscina sem apresentar risco de invadir.

      Abraços

  4. Bom Dia Raul,
    Por acaso existe alguma espécie de outra Ravenala ou planta parecida, que seja menor?
    Tenho visto em alguns paisagismos, estas plantas uma muito perto da outra e fico imaginando o que vai ser destas plantas quando estiverem crescendo ou quando chegarem no tamanho adulto. São enormes.
    Estão usando aqui no paisagismo de Curitiba. Mas fico pensando que é um grande risco pelos ventos frios, riscos de geadas quem não ocorrerem no último ano…
    Não fico á vontade em indicar esta planta para nossa região, esta certo?
    Obrigada

    • Olá Francine,

      A Ravenala madascariensis, também conhecida como árvore-do-viajante, pode atingir até 30 metros de altura. Já a Strelitzia augusta, também conhecida como ave-do-paraíso-de-pé-alto, pode atingir até 7 metros de altura.

      A Strelitzia augusta pode tolerar temperaturas de até -5 °C, mas é melhor protegê-la do frio extremo, cultivando-a em espaços bem protegidos.

      Abraços

  5. Qual o valor

    • Leila,

      Não vendemos plantas.

  6. Bom dia,
    Minha ravenala deu duas flores ao mesmo tempo. O que devo fazer? Devo podar as flores ou deixá-las até morrerem?
    Agradeço se puder me orientar.

    • Bom dia Martha,

      Desfrute dessas flores até que elas comecem a murchar, quando ressequem enfraquecidas, corte-as com uma tesoura afiada. É importante fazer isto para não diminuir a vitalidade da ravenala.

      Abraços

Secured By miniOrange