Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Rhizophora mangle

mangue-vermelho, mangue-de-raiz, sapateiro, apareiba

Foto de James St. John, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

É chamada de mangue-vermelho porque, quando sua casca é raspada, apresenta uma coloração avermelhada; é uma espécie típica de manguezal, que são ecossistemas costeiros formados por árvores adaptadas a viver em áreas de água salobra. Seu tronco é tortuoso, a copa é rala, com folhas coriáceas e as raízes adventícias são numerosas auxiliando a fixação no lodo e se projetando acima da superfície. Entre os meses de outubro a março solta flores pequenas, com pecíolo longo, polinizadas por abelhas e os frutos são cápsulas, que se abrem liberando sementes flutuantes.

Foto de James St. John, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

A Rhizophora mangle é uma espécie importante para a manutenção dos manguezais. Ela ajuda a estabilizar o solo,  protegendo a costa da erosão e fornecendo um habitat para uma variedade de animais, incluindo peixes, crustáceos, moluscos e aves costeiras. A construção de estradas, portos e outras infraestruturas urbanas pode levar à destruição dos manguezais, assim como os desmatamentos para fins agrícolas, o cativeiro para a produção de peixes e camarões e a poluição da água, com lixo, contaminação por metais e plásticos, prejudicando a saúde deste ecossistema. Além do mais os manguezais são uma fonte de renda da população ribeirinha que retiram siris, caranguejos e peixes.

Foto de gailhampshire from Cradley, Malvern, U.K, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Se reproduz através de sementes que germinam ainda presas à planta-mãe, e depois se desprendem e flutuam até encontrar uma superfície adequada para se fixarem. O pegamento é alto, crescendo 1 metro já no primeiro ano.

  • Sinônimos estrangeiros: mangle, mangle colorado, mangle pinon, mangle rojo, (em espanhol); red mangrove, american mangrove, (em inglês); manglier, manglier chandell e, manglier rouge, paletuvier rouge, (em francês); mangrovia d’America, (em italiano); amerikanische mangrove, rote mangrove, (em alemão).
  • Família: Rhizophoraceae.
  • Características: árvore perenifólia, halófita e higrófita.
  • Porte: 5 a 10 metros.
  • Fenologia: primavera, verão, outono.
  • Cor da flor: amarelada.
  • Cor da folhagem: verde escura.
  • Origem: ambos os hemisférios, especialmente na Flórida, Península de Iucatã, Porto Rico e Ilhas Virgens; no litoral brasileiro desde Amapá até Santa Catarina.
  • Clima: tropical, subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange