Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ribes uva-crispa

groselheira, groselha selvagem, groselheira-espim, groselheira espinhosa

Foto de Donald Hobern from Copenhagen, Denmark, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

A groselheira apresenta ramos grossos com espinhos afiados, projetando-se um a um ou em ramos com dois ou três deles. As flores, com formato de campainhas, surgem aos pares e os frutos suculentos e pilosos são menores que os das variedades cultivadas, entretanto são muito saborosos, sendo aproveitados em xaropes, compotas e doces, assim como o famoso licor de cassis. Também atraindo pintassilgos, pardais, melros e tordos, além de abelhas e borboletas. É uma excelente fonte de vitamina C, K, A e E, além disso, a groselha-espinhosa também contém quantidades significativas de minerais como potássio, magnésio e cálcio. É relativamente baixo em gordura e calorias. Em geral, uma porção de 100 gramas de groselha fresca contém, aproximadamente, 56 calorias e menos de 0,4 gramas de gordura.

Foto de Bff, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Uma adubação rica em potássio, como a de cinzas de lenha ou aguapé seco e moído, beneficia a frutificação, requerendo podas regulares, que devem ser feitas suprimindo os ramos laterais e os principais no inverno e no verão apenas desbastar. O arbusto pode ser cultivado em pequenos jardins, como cerca defensiva ou em vasos, desenvolvendo bem nas regiões serranas do sul do Brasil.

Foto de Ryan Hodnett, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Se reproduz principalmente por meio de sementes e estacas. As sementes geralmente requerem um período de estratificação a frio para que quebrem a dormência e germinem. Isso pode ser simulado mantendo as sementes em um ambiente frio e úmido por um certo período de tempo antes de plantá-las. As estacas são cortadas da planta mãe durante o período dormente no final do inverno. As estacas devem ser de cerca de 10-15 centímetros de comprimento, com pelo menos dois nós e fincadas em solo úmido.

  • Sinônimos estrangeirosgooseberry, european gooseberry, (em inglês); grosella espinosa, uva espina, agranzón, (em espanhol); stachelbeere, (em alemão); uva spina, (em italiano); cassis, (em francês).
  • Família: Grossulariaceae.
  • Características: arbusto caducifólio.
  • Porte: 1,00 a 1,80 metros de altura.
  • Fenologia: primavera, início do verão.
  • Cor da flor: verde-avermelhada ou esverdeada.
  • Cor do fruto: amarelo ou avermelhado quando maduro.
  • Cor da folhagem: verde, apresentam um tom vermelho ou bronze, em outono.
  • Origem: Europa, Irão, Argélia e Marrocos.
  • Clima: temperado, aprecia o clima frio.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Gostaria de comprar semente de groselha, vermelha ou negra.

Secured By miniOrange