Robinia pseudoacacia
acácia-bastarda, falsa-acácia, robínia, acácia-branca

Foto de AnRo0002, CC0, via Wikimedia Commons
Erguendo um tronco ereto, que se torna marrom-acinzentado com os anos, forma copa arredondada com ramos espinhentos e floresce em lindos cachos brancos delicadamente perfumados. As flores são visitadas por abelhas que criam o “mel de acácia”; suas pétalas são comestíveis. Depois se transformam em vagens compridas no outono. O crescimento é rápido, suportando a poluição do ar, portanto indicada para arborização de ruas, especialmente no sul do Brasil, assim como em taludes, controlando bem a erosão devido a seu sistema radicular. Deve ser cultivada em solos bem drenados, já que não tolera o encharcamento.

Foto de Wouter Hagens, Public domain, via Wikimedia Commons
Sua classificação botânica é uma homenagem ao jardineiro francês Jean Robin (1550 – 1629), ele foi o primeiro a cultivar esta árvore na Europa em 1601. A espécie foi levada do seu habitat para França, no Jardim Real de Paris e depois para Barcelona e mais tarde para Madrid, onde foi plantada no antigo Jardim Botânico. Foi introduzido, também, na Grã-Bretanha em 1636. A árvore é muito popular no Leste Europeu, especialmente na Hungria, onde representa 19% da área florestal desse país.

Foto de AnRo0002, CC0, via Wikimedia Commons
A reprodução é feita por sementes, que antes de serem semeadas devem ser mergulhadas em água quente ou escarificadas mecanicamente, o que permitirá a germinação de uma maior quantidade delas.
- Sinônimos estrangeiros: black locust, false acácia, w hite locust tree, bastard locust, black laurel, (em inglês); acacia blanca, acacia blanquera, acacia de bola, acacia de dos púas, acacia de flor, (em espanhol); robinier faux-acacia, (em francês); robinie, blühende robinie, (em alemão); robinia, acácia bianca, gaggia, (em italiano); robinia akacjowa, (em polonês); fehér akác, (em húngaro).
- Família: Fabaceae.
- Características: árvore pioneira caducifólia.
- Porte: 10 a 20 metros de altura.
- Fenologia: primavera e início do verão.
- Cor da flor: branca.
- Cor da folhagem: verde pálido.
- Origem: leste e centro dos Estados Unidos.
- Clima: temperado/subtropical. Suporta geadas.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.