Sansevieria cylindrica
lança-de-são-jorge

Foto de Mokkie, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Esta lança-de-são-jorge é uma espécie herbácea, suculenta e rizomatosa, que por sua silhueta é muito propícia para ser cultivada como planta de interior. As folhas surgem formando um leque e são cilíndricas, verticalizadas e com uma superfície lisa, com cores verde-escuro matizadas com verde claro e acinzentado. As flores aparecem na base da planta, são longas e sem muito efeito ornamental, embora perfumadas.
No paisagismo pode ser aproveitada em áreas sombreadas, sob a copa de árvores formando agrupamentos densos, entretanto é vista com mais frequência em vasos e canteiros nos interiores das residências, onde suporta bem o ar-condicionado, assim como longos períodos de estiagem, dispensando regas diárias, limitando-as a quinzenais. Também é uma purificadora do ar, eliminando poluentes.

Foto de Bernard Ladenthin, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons
Elas podem suportar a pouca luz, no entanto preferem um pouco de luz solar matutina, mas devem ser protegidas do sol forte da tarde. No interior das residências, gostam de estar posicionadas próximas de uma janela voltadas para o norte. A luz solar intensa pode amarelar as folhas nas bordas.
Na Coreia é símbolo de prosperidade, sendo comum oferecê-la na abertura de uma loja para atrair a boa sorte.
A Sansevieria cylindrica é propagada por divisões feitas em qualquer momento e inseridas em areia levemente úmida.
- Sinônimos estrangeiros bowstring hemp, elepbant’s toothpick, african spear, cylindrical snake plant, bow string hemp, snake plant, spear sansevieria, (em inglês); espada de San Jorge, lanza africana, lengua de suegra, (em espanhol); langue de belle-mère, (em francês); bogenhanf, (em alemão); lancia africana, dita di drago, pianta del serpente cilindrica, stuzzicadenti dell’elefante, (em italiano).
- Família: Asparagaceae.
- Características: herbácea rizomatosa, perene.
- Porte: 70 a 1,00 metro de altura.
- Fenologia: primavera.
- Cor da flor: branca.
- Cor da folhagem: verde escura com listras claras e acinzentadas.
- Origem: Angola.
- Clima: subtropical, temperado, tropical.
- Luminosidade: meia-sombra, sol filtrado.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.